De Dilma a Aécio: não quer nem Petrobrax nem Futebras…
13/07/2014
Paulo Câmara promete ensino integral para alunos da rede estadual…
13/07/2014

Eleições: só eleitores indecisos há 14 milhões…

20140712085559_cv_URNNNNNNproximas-eleicoes-2014_gde

O processo eleitoral  de 2014 começa com uma peculiaridade: o enorme número de indecisos, principalmente nas regiões sul e sudeste. Pelos cálculos do cientista político Luciano Dias, da CAC Consultoria, ao todo, os eleitores que não sabem em quem votar chegam hoje a 14 milhões de pessoas – número próximo à vantagem de votos de Dilma sobre Serra nas últimas eleições.

No Sul, o número de indecisos chega a 31% – mais que o dobro do que seria esperado  para a região, mesmo que a campanha esteja formalmente apenas em sua primeira semana.  “Uma explicão possível seria o fato de dois dos candidatos à presidência serem bastante desconhecidos nesta parte do país – mas isso é apenas uma especulação” – avalia Luciano Dias, referindo-se a Eduardo Campos e Aécio Neves.

O interesse pela Copa do Mundo também pode explicar parte do desinteresse dos eleitores pelos candidatos. A expectativa é que o processo eleitoral comece a chamar a atenção da população a partir da semana que vem.

“Se um dos candidatos de oposição conseguisse, por hipótese, arrebatar os votos dos indecisos, a eleição estaria decidida” – raciocina Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.