Nas convenções municipais, encerradas na 4ª feira (16.set.2020), 54 congressistas foram lançados como candidatos. O número é de levantamento realizado pelo Poder360. Os registros não foram feitos ainda nos TREs (tribunais regionais eleitorais).
São 50 deputados que disputarão o cargo de prefeito em novembro, e mais 2 que serão candidatos a vice-prefeito. No Senado, há 2 candidatos a prefeito. Os partidos têm até 26 de setembro para oficializar as candidaturas –o número pode mudar até essa data. Leia a lista completa aqui.
Nos 7 pleitos municipais anteriores (desde 1992), houve mais congressistas candidatos. Há 4 anos, havia 81 deputados e 2 senadores concorrendo. Os deputados e senadores pré-candidatos em 2020 eram 123, segundo pesquisa do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), mas só 54 acabaram de fato entrando na disputa.
Os 2 maiores partidos na Câmara são os que têm mais candidatos: o PT com 8 e o PSL com 5. Os Estados com mais postulantes são Minas, Rio e Ceará (5). São Paulo e Paraná vêm em seguida (4).