Eleição de vereador do Recife será dificílima em 2020…

As eleições deste ano trouxeram muita renovação em todo o Brasil, porém em Pernambuco tivemos uma renovação menor do que o esperado tanto para deputado federal quanto deputado estadual, mesmo assim a abstenção foi muito grande em todo o estado sobretudo para a disputa proporcional, o que fez com que muitos deputados fossem eleitos com votações aquém do esperado.

Na capital pernambucana foram apenas 799.885 votos válidos para deputado federal e 851.728 votos válidos para deputado estadual, numa abstenção significativa em relação a pleitos anteriores. É provável que este fenômeno se repita em 2020, quando estarão em disputa 39 vagas de vereador do Recife, com o agravante da ausência da coligação proporcional, que certamente dificultará a formação de chapas mais competitivas feitas de última hora.

O desgaste da classe política quando houve deputados que tiveram sua votação caindo pela metade em 2018 deverá se agravar muito na eleição municipal, uma vez que o mandato de vereador sempre foi o mais vulnerável para críticas da população já que é o mais próximo da sociedade. Isso beneficiará muito quem tiver uma plataforma de campanha que seja pela renovação política.

Deveremos observar o crescimento de parlamentares voltados para a segurança pública como delegados, policiais, membros das forças armadas, etc. Aqueles que apostarem que a eleição se resolverá no famoso dia D sem ter o que mostrar ao eleitor cada vez mais crítico poderão sair dizimados das urnas. Se em 2016 a renovação não foi tão grande, com apenas 15 novatos sendo eleitos, em 2020 a situação tem tudo para se inverter. (Edmar Lyra)