Dom Lucena deixa Guarabira-PB e assume o comando da Diocese de Nazaré da Mata-PE…

Foto Pascom.com

Foto Pascom

A Igreja Católica acaba de anunciar que o bispo Francisco de Assis Dantas de Lucena, de 53 anos,  não é mais bispo da Diocese de Guarabira – PB. Ele deixa o comando da Igreja no Brejo paraibano e foi nomeado pela Santa Sé para ser o novo bispo da Diocese de Nazaré da Mata, no Estado do Pernambuco.

Apesar da nomeação, Dom Lucena ainda permanece como administrador da Diocese de Guarabira até o dia 18 de setembro. Durante este período ele comanda a diocese paraibana mas também se reúne com padres da diocese de Nazaré da Mata. A assinatura do documento de posse como gestor da diocese pernambucana está prevista para ser feita no dia 18 de setembro, às 17h.

Com 25 anos de atividade episcopal, o religioso iniciou se pastoreio na diocese de Caicó-RN e de lá foi designado para Guarabira – PB, sendo acolhido no Brejo no dia 31 de agosto de 2008, em substituição ao administrador apostólico Dom Jaime Vieira Rocha, que substituía o bispo Dom Antônio Muniz Fernandes.

Trajetória

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena é natural de Jardim do Seridó (RN), onde nasceu no dia 19 de outubro de 1963. Sua ordenação presbiteral foi  em julho de 1991, em Caicó (RN), mesmo local onde foi ordenado bispo em agosto de 2008.

Formado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Arquidiocesano de São José (RJ), dom Lucena tem especialização em Linguística e Ensino da Língua Materna pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Francisco foi moderador do Tribunal Eclesiástico, coordenador da Equipe Permanente de Campanhas, membro do Conselho Econômico do Conselho Episcopal, bispo referencial da Cáritas, secretário regional. Foi também membro efetivo da Comissão dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância da CNBB.

Continua…

MENSAGEM DE SAUDAÇÃO À DIOCESE DE NAZARÉ

“Que brilhe a vossa luz ” (Mt 5,16). Venho até vocês, amados irmãos e irmãs da Diocese de Nazaré, para saudar a todos com um abraço fraterno. Dirijo-me a todos vocês, membros desta Igreja que está na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, com muita alegria e apreço. Saúdo o Sr. Arcebispo e os bispos da Província Eclesiástica de Pernambuco, principalmente os bispos eméritos de Nazaré: Dom Frei Severino Batista de França e Dom Jorge Tobias de Freitas. São todos já meus irmãos prediletos.

Saúdo, de modo muito particular, os padres e diáconos desta Diocese, meus primeiros e mais próximos colaboradores. Contem comigo, assim como espero poder contar com vocês! Ao Pe. Antônio Inácio Pereira, administrador diocesano, agradeço todas as forças dedicadas à nossa Igreja diocesana de Nazaré. Saúdo todas as autoridades constituídas no poder legislativo, judiciário e executivo e os habitantes dos 35 municípios que compõem nossa Diocese e nossas comunidades eclesiais.

Meus cumprimentos fraternos aos religiosos e às religiosas, que, com a diversidade de seus carismas e com seu testemunho de vida, colocados a serviço da Igreja Particular, contribuem para a evangelização e para a construção do Reino de Deus. Saudações aos seminaristas e vocacionados, esperança da Igreja no futuro da evangelização, aos quais desejo que sejam perseverantes em sua caminhada de discernimento e formação. Quero saudar os leigos e leigas engajados nas mais diferentes atividades pastorais. Conto com seu protagonismo, pois, com sua presença e seu testemunho cristão, podem fazer chegar o Evangelho aonde nós não conseguimos chegar. Como nos ensina o Papa Francisco: “um pastor não se compreende sem um rebanho, que está chamado a servir. Muitas vezes vamos à frente abrindo caminho, outras voltamos para que ninguém permaneça atrás, e não poucas vezes estamos no meio para ouvir bem o palpitar do povo“.

Deus sempre nos surpreende. Surpreendeu-me com a nomeação para ser vosso 8º Bispo. Com o coração nas mãos quero falar de coração a coração, pois, para vós sou bispo mas convosco sou cristão que busca cumprir a missão. Assim, venho iniciar o meu ministério episcopal nesta Igreja Particular de Nazaré dentro do Ano Santo da Misericórdia, jubileu proclamado pelo Papa Francisco e que tanto bem tem feito à Igreja. Que seja também minha missão assim marcada por essa experiência misericordiosa.

A Diocese de Nazaré é querida e destacada por sua história e sua missão. É terra do maracatu, ritmo forte e alegre, que se reflete também no gosto de povo fiel a Deus ser Igreja.  Uma Igreja madura em preparação para os 100 anos de vida e missão, com o tema: “Vós sereis minhas testemunhas”. Igreja que deve continuar avançando sempre mais, unida e sem medo de lançar as redes em águas mais profundas. Perante todos vocês, venho, para amar e servir na função que misteriosamente me foi confiada, não por meus méritos, mas pela infinita graça e misericórdia de Deus. Sei que Deus escolhe o fraco e desprezível, para fazer brilhar unicamente a sua força.

Ao tomar conhecimento que o Papa Francisco tinha me nomeado bispo de Nazaré, supliquei a Deus e senti que o abandono consciente à sua vontade tem uma força que inspira coragem. E, confio a minha missão à Nossa Senhora da Conceição, nossa excelsa padroeira, Mãe da Misericórdia.

Ao saudar-vos, já tenho todos no meu coração. “Peço que lutem comigo nas orações que vocês dirigem a Deus em meu favor” (Rm 15,30). Nos encontraremos dia 18 de setembro, um domingo, data já marcada para a posse canônica, às 17h. Rezem por mim! Deus os abençoe e guarde.

Guarabira, 13 de julho de 2016

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena

Bispo nomeado da vacante Diocese de Nazaré – PE

MENSAGEM AO CLERO E A TODO O POVO DA DIOCESE DE GUARABIRA

Guarabira, 13 de julho de 2016.

Caríssimos irmãos padres e diáconos, autoridades constituídas no poder legislativo, judiciário e executivo, religiosos(as), consagrados(as), seminaristas, santo povo fiel de Deus da Igreja Particular de Guarabira:

Ao tomar posse da Diocese de Guarabira, no dia 31 de agosto de 2008, na homilia, dizia: “Vim, atendendo ao chamado de Deus, através do nosso Papa Bento XVI, Vigário de Cristo na terra, Sucessor do Apóstolo Pedro, sinal visível de comunhão de toda a Igreja”. Vim à terra da Luz, para obedecer os desígnios de Deus.

Hoje, quero comunicar à querida Diocese do Brejo Paraibano que o Santo Padre Francisco me chamou a trabalhar na mesma Santa Igreja de Nosso Senhor, mas agora, como Bispo Diocesano de Nazaré, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

É com um profundo sentimento de saudade que faço esta comunicação. Durante 08 anos, fui bispo desta porção privilegiada da Igreja de Deus, que está no Brejo Paraibano. Levarei no coração todas as virtudes e carismas deste povo que aprendi a admirar e querer bem.

No entanto, a obediência é a grande virtude que nos traz a paz interior. É a virtude da obediência que salva o mundo. Jesus fez-se obediente até a morte e morte de cruz (Fl 2,8). Mesmo no meio da dor de deixar a terra da luz, a obediência nos dá, na profundidade do coração, a tranquilidade da alegria de Deus, Pai providentíssimo de todos.

De acordo com as normas canônicas da Igreja, a partir de hoje, até o dia em que iniciar o meu ministério episcopal na Diocese de Nazaré, permanecerei na Diocese de Guarabira como Administrador Diocesano.

Peço a todos que recebam esta comunicação com espírito de Fé e de Amor à Igreja. Peço que rezem para que, apesar de minhas fraquezas e limitações, possa desempenhar com alegria a nova missão que o Senhor Jesus me confia em sua Igreja.

Desde já convido todos para a posse canônica em Nazaré da Mata-PE, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no dia 18 de setembro de 2016, às 17h.

Com a intercessão da Mãe da Misericórdia, Nossa Senhora da Conceição, Mãe da escuta, da decisão e da ação, peço ao Bom Deus uma fecunda bênção, alimentadora e sustentadora da vida de cada irmão e irmã. Já transmito um profundo muito obrigado a cada um e a cada uma e, no que deixei a desejar, peço perdão. Não esqueçam: rezem sempre por mim. Deus os abençoe e guarde.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena

Informações da Pascom com Portal 25 horas