A Igreja Católica acaba de anunciar que o bispo Francisco de Assis Dantas de Lucena, de 53 anos, não é mais bispo da Diocese de Guarabira – PB. Ele deixa o comando da Igreja no Brejo paraibano e foi nomeado pela Santa Sé para ser o novo bispo da Diocese de Nazaré da Mata, no Estado do Pernambuco.
Apesar da nomeação, Dom Lucena ainda permanece como administrador da Diocese de Guarabira até o dia 18 de setembro. Durante este período ele comanda a diocese paraibana mas também se reúne com padres da diocese de Nazaré da Mata. A assinatura do documento de posse como gestor da diocese pernambucana está prevista para ser feita no dia 18 de setembro, às 17h.
Com 25 anos de atividade episcopal, o religioso iniciou se pastoreio na diocese de Caicó-RN e de lá foi designado para Guarabira – PB, sendo acolhido no Brejo no dia 31 de agosto de 2008, em substituição ao administrador apostólico Dom Jaime Vieira Rocha, que substituía o bispo Dom Antônio Muniz Fernandes.
Trajetória
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena é natural de Jardim do Seridó (RN), onde nasceu no dia 19 de outubro de 1963. Sua ordenação presbiteral foi em julho de 1991, em Caicó (RN), mesmo local onde foi ordenado bispo em agosto de 2008.
Formado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Arquidiocesano de São José (RJ), dom Lucena tem especialização em Linguística e Ensino da Língua Materna pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
No regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Francisco foi moderador do Tribunal Eclesiástico, coordenador da Equipe Permanente de Campanhas, membro do Conselho Econômico do Conselho Episcopal, bispo referencial da Cáritas, secretário regional. Foi também membro efetivo da Comissão dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância da CNBB.
Continua…