Dia de Reis: por que a data é escolhida para desmontar a árvore de Natal

Por g1 RN – Celebrado pela Igreja Católica nesta sexta-feira (6), o Dia de Santos Reis é feriado municipal em Natal. Os santos são co-padroeiros da capital do Rio Grande do Norte e representam uma tradição religiosa que tem relação direta com a história da fundação da cidade.
Segundo a tradição católica, a data encerra o ciclo natalino e por isso é considerada o dia de desmontar a árvore de Natal.
Os Reis Magos estão ligados à história bíblica de Jesus, nascido na cidade de Belém no primeiro século da era cristã. Vindos do Oriente para adorar o menino Jesus, que havia nascido dias antes, os magos ofereceram presentes ao recém-nascido. Gaspar levou incenso, Belchior entregou ouro e Baltazar, mirra, uma espécie de resina.

História

Segundo a Igreja Católica, Gaspar, Belchior e Baltazar foram os primeiros santos a serem devotados em Natal.
Em 1753, as imagens dos três Reis Magos foram enviadas de Portugal, pelo rei Dom José I, para a Capitania do Rio Grande, onde ficaram na Fortaleza dos Reis Magos. O Forte ganhou esse nome porque começou a ser construído em um 6 de janeiro, Dia dos Santos Reis, em 1598.
Em 1901, as imagens foram levadas do Forte para uma capelinha e, posteriormente, em 1936, para uma capela que hoje é Santuário, no bairro de Santos Reis, que homenageia os co-padroeiros da cidade.
O padre Francisco Lima destaca que a devoção aos Santos Reis se confunde com a própria história de Natal.
“Aqui na nossa cidade do Natal é grandiosa essa popularidade porque tudo começou com os Reis Magos. O Forte foi construído e o primeiro sinal cristão que chegou aqui foram as imagens dos Santos Reis. Elas estão conosco. Em 1901, as imagens foram entregues à Igreja, e de lá para cá, cuidamos delas e celebramos esta festa”, explica.

Além do Forte e do bairro, os Reis Magos são lembrados em escultura no pórtico da entrada de Natal, na BR-101.
Ainda segundo o padre Francisco Lima, a tradição de desmontar a árvore de Natal ocorre no Dia de Santos Reis justamente porque essa data marca o fim do ciclo natalino.