Criada a 41ª paróquia da Diocese de Nazaré, em Casinhas

Foi criada, na manhã de ontem, 15 de setembro de 2022, na festa de Nossa Senhora das Dores, a 41ª paróquia da Igreja Particular de Nazaré, em Casinhas-PE. A missa solene aconteceu na Igreja Matriz, às 10h, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. As informações são da Pascom/Diocese de Nazaré. 
Estiveram presentes, na criação canônica da nova paróquia, padres e diáconos do clero diocesano; seminaristas do Seminário Menor e Propedêutico Nossa Senhora de Lourdes (Surubim-PE); a prefeita de casinhas, Juliana Barbosa, e seu esposo, Cléber Chaparral; o vice-prefeito, Maciel Sales; vereadores, dentre eles o vereador Átila Barbosa; secretários municipais e demais autoridades constituídas; ministros extraordinários da sagrada comunhão, representantes dos diversos movimentos, pastorais, serviços, comunidades e o povo de Deus em geral.
Inicialmente, o Pe. Simeão Dantas, coordenador da Região Pastoral Surubim, acolheu a todos e externou sua alegria pelo momento festivo: “Com muita alegria, nós hoje nos reunimos para vivenciar esse momento tão importante na nossa caminhada eclesial, aqui desta comunidade, desta família Nossa Senhora das Dores, do município de Casinhas. Sonhamos com este dia e pedíamos a Deus que este sonho, um dia, se tornasse realidade: da criação da nossa tão querida paróquia Nossa Senhora das Dores. E chegou este dia, que o Senhor nos preparou”.
Em seguida, o chanceler da Cúria Diocesana, padre Tony Clebyson Pereira Morais, fez a leitura do Decreto de Criação da nova paróquia, no qual consta: “Que floresça a vida eclesial missionária, alicerçada no anúncio do Evangelho e na celebração dos Sacramentos”. Na sequência, padre Tony também fez a leitura da provisão do primeiro pároco, o padre Ayrton Barbosa da Silva Filho, nomeado para “atender às necessidades pastorais da nova Paróquia Nossa Senhora das Dores, na cidade de Casinhas-PE, nesta diocese, de acordo com o Cânon 523 do Código de Direito Canônico”, como consta na provisão.
Após as leituras, o decreto e a provisão foram entregues, em mãos, ao padre Ayrton Barbosa que, em dado momento, após a homilia, diante do altar e de toda a comunidade reunida, realizou a sua profissão de fé e, logo depois, proferiu seu juramento de fidelidade pela missão que recebeu da Igreja em que promete “conservar sempre a comunhão com a Igreja católica” e desempenhar com diligência e fidelidade “os ofícios pelos quais está ligado em função da Igreja”.
No início de sua homilia, o bispo diocesano externou: “hoje é um dia solene para os casinhenses, o dia da festa da excelsa padroeira, Nossa Senhora das Dores, e o dia da criação da Paróquia Nossa Senhora das Dores. […] Uma casinha de palha torna-se uma cidade, um município; uma casinha de oração torna-se uma igreja matriz paroquial”.
Ao descrever a paróquia como comunidade de comunidades, Dom Lucena afirmou que, por meio de todas as suas atividades, ela incentiva e forma os seus membros para serem agentes da evangelização, os missionários e missionárias. “A paróquia, como comunidade de comunidades, é presença eclesial no seu território, âmbito para a escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração. […] É comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar, e centro de constante envio missionário”.
E prosseguiu: “seja uma nova paróquia dinâmica, missionária, com novo espírito, novo ardor, pois a sua missão é transmitir uma herança. E para transmitir a herança é preciso entregá-la pessoalmente, tocar a pessoa para quem você quer doar, transmitir essa herança de fé”.
Usando as palavras do Papa Francisco, recordou: “pastoral nada mais é que o exercício da maternidade da Igreja. Ela gera, amamenta, faz crescer, corrige, alimenta, conduz pela mão. Por isso, faz falta uma Igreja capaz de redescobrir as entranhas maternas da misericórdia. Sem a misericórdia, poucas possibilidades temos hoje de inserir-nos em um mundo de ‘feridos’, que têm necessidade de compreensão, de perdão, de amor”.
Ao declarar que a nova paróquia viverá com a presença materna, carinhosa, providente e atuante da Virgem Santíssima, ilustrada nas leituras da Palavra de Deus que foram proclamadas, Dom Francisco Lucena disse que assumir Nossa Senhora das Dores como mãe é assumir com ela as dores da humanidade. “Com Nossa Senhora das Dores, conservemos a nossa atitude de esperança; nunca deixemos que a esperança se apague nos nossos corações. Deus é o mais forte. E Deus é a nossa esperança. Sejamos luzeiros, lamparinas, indicadores de esperança. Nossa Senhora nos ensina a atitude de deixar-se surpreender por Deus. Mesmo em meio às dores, em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende. Mas atenção: Deus sempre nos reserva o melhor”.
Suas últimas palavras foram um pedido para que todos os paroquianos de Casinhas continuem ajudando o padre Ayrton, o primeiro pároco da paróquia já instalada, e seus colaboradores: o diácono permanente João Júlio Barreto Filho e o diácono transitório Edivan de Arruda Vasconcelos. E lembrou: “Assumir a vida da comunidade paroquial missionária, que é de todos, porque a ela, a esta paróquia, todos pertencem pelo batismo”.
Ao final da celebração, uma representante da comunidade paroquial fez um resgate histórico da criação e da caminhada de fé da nova paróquia, citando e homenageando os quatro padres (cada um recebeu uma rosa) que administraram a então área pastoral, desde 23/12/2012 (data de sua ereção canônica): Padre Luiz Gonçalves de Farias (dois anos e dois meses), Padre José Ramos Falcão (três anos), Padre Severino João da Silva (três anos e sete meses) e Padre Ayrton Barbosa da Silva Filho (onze meses), agora primeiro pároco. “Vocês simplesmente não passaram, mas deixaram um pouco de si para nós”, salientou.
Também foi citado no discurso o nome do Pe. Genilson Sousa da Silva, filho da terra, que também esteve  presente na celebração. Fizeram uso da palavra, ainda, o padre Luiz Gonçalves de Farias e a prefeita Juliana Barbosa, que expressaram sua alegria e gratidão por este momento tão importante para a história de Casinhas.
Em sua colocação, o padre Ayrton começou falando de sinodalidade: “a sinodalidade é o jeito de ser Igreja no terceiro milênio. Na sinodalidade todos e todas caminhamos juntos… […] Aqui estamos, dom Francisco, dispostos e felizes por abraçar este modo de ser Igreja, que não é novo, mas que no decorrer da história nós vamos esquecendo”.
E agradeceu a Deus e a toda a comunidade de Casinhas, que se dispôs a dar as mãos e a fazer este momento acontecer. E eu conto com as mãos estendidas de vocês para que, através de suas mãos – das instituições, das famílias –, nós consigamos levar adiante esta missão que não é minha e também não é de nenhum dos padres que por aqui passaram. É de Jesus! É dele a missão. Como diz o Papa Emérito Bento XVI: somos apenas colaboradores, humildes servos na vinha do Senhor. Contem comigo e eu conto com vocês! Obrigado!.
Após os discursos, foi lida, pelo chanceler da Cúria Diocesana, padre Tony Morais, a ata da instalação da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Casinhas-PE, seguida da bênção e incensação da imagem restaurada da excelsa padroeira e, depois da bênção final, do descerramento da placa comemorativa.
As comemorações deste dia festivo continuaram, à tarde, com o repique de sinos, fogos e feijoada após a santa missa. A celebração de encerramento aconteceu às 16h e foi presidida pelo padre Ayrton Barbosa; a pregação foi realizada pelo diácono permanente João Júlio. Em seguida, houve a procissão com a imagem da santa pelas principais ruas da cidade, concluindo com a bênção do Santíssimo Sacramento. Por fim, um show com a cantora católica Adriana Arydes.
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES DE CASINHAS
A paróquia Nossa Senhora das Dores, em Casinhas – PE, no Agreste pernambucano, tem uma área total de 115.868 km², com os devidos limites territoriais do próprio município: NORTE: com o Estado da Paraíba (município de Umbuzeiro-PB) – Diocese de Campina Grande-PB; SUL: com os municípios de Surubim-PE e Bom Jardim-PE; LESTE: com o município de Orobó-PE; OESTE: com o município de Vertente do Lério-PE.
A sede da Paróquia Nossa Senhora das Dores está situada à Praça Nossa Senhora das Dores, s/n, Centro, CEP 55755–000, Casinhas–PE, com as seguintes comunidades: André, Areia de Chatinha, Belo Monte, Bengalas, Betânia, Boca do Rio, Boi, Cachoeira de Ximim, Cachoeira, Caiana de Cima, Caiana do Ximim, Casa Grande, Casinhas (sede), Catolé de Mitonho, Catolé de Napoleão, Chã do Laço, Chatinha de Baixo, Chatinha de Cima, Diogo, Estrela do Norte, Fundão de Baixo, Gruta Funda, Guaribas, Jacuri, Junco, Lagoa de Pedra, Lagoa do Catolé, Lagoa do Porco, Lagoa do Mari, Lagoa Escondida, Lagoa Estreita, Matias, Montado, Muquem, Nova Casinhas, Oratório, Pendência, Porto Alegre, Riacho da Vaca, Santa Mônica, Santo Antônio, São Domingos, São Luís, Serra do Canto, Serra Verde I, Serra Verde II, Tuná, Umari, Varjão, Vertente do Heráclio, Via Maria, Vila Chéus e Vila Nova.