Portal de Prefeitura – Após mais de dez horas de sessão, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto-base da reforma tributária por 382 votos a 118, com três abstenções. A proposta de emenda à Constituição (PEC) reformula a tributação sobre o consumo. Em Pernambuco 25 deputados votaram com uma ampla maioria votando a favor da reforma. No Estado foram 20 votos a 5 pela aprovação.
No momento, o plenário vota uma emenda aglutinativa com todas as modificações acordadas nas negociações dos últimos dias. O presidente da Câmara, Arthur Lira, busca aprovar o texto em segundo turno ainda nesta quinta-feira (6) ou na madrugada de sexta (7).
A sessão começou às 11h, com debates em torno do texto. Por volta das 18h, começou a votação. Um requerimento do PL para adiar a votação foi derrotado por 357 votos a 133.
Para ampliar a base de apoio, o relator da proposta na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), fez mudanças de última hora. O texto traz algumas mudanças em relação à proposta apresentada há duas semanas, como maiores reduções de alíquotas, isenção para alguns produtos da cesta básica e mudanças no Conselho Federativo, órgão que decidirá as políticas fiscal e tributária.
Confira como votaram os deputados pernambucanos:
A FAVOR DA REFORMA
-
Augusto Coutinho (Republicanos)
-
Carlos Veras (PT)
-
Clodoaldo Magalhães (PV)
-
Eduardo da Fonte (PP)
-
Eriberto Medeiros (PSB)
-
Felipe Carreiras (PSB)
-
Fernando Coelho (União)
-
Fernando Monteiro (PP)
-
Guilherme Uchôa (PSB)
-
Iza Arruda (MDB)
-
Lucas Ramos (PSB)
-
Luciano Bivar (União)
-
Lula da Fonte (PP)
-
Maria Arraes (Solidariedade)
-
Mendonça Filho (União)
-
Pedro Campos (PSB)
-
Renildo Calheiros (PCdoB)
-
Silvio Costa Filho (Republicanos)
-
Túlio Gadelha (REDE)
-
Waldemar Oliveira (Avante)
CONTRA A REFORMA
-
André Ferreira (PL)
-
Clarissa Tércio (PP)
-
Coronel Meira (PL)
-
Fernando Rodolfo (PL)
-
Pastor Eurico (PL)