AFP/FolhaPress
O foguete Falcon 9 da SpaceX, com quatro tripulantes civis a bordo, decolou na noite de ontem (15) da Flórida, na primeira missão para orbitar a Terra apenas com passageiros privados e nenhum astronauta profissional, de acordo com um repórter da AFP no local.
Em uma enorme bola de fogo que iluminou a noite no Centro Espacial Kennedy, os nove motores de primeiro estágio do foguete propulsaram a espaçonave para além da Terra.
Os quatro turistas norte-americanos na missão Inspiration4, incluindo o bilionário Jared Isaacman, que a financiou, passarão três dias orbitando a Terra.
Acompanhados por câmeras a cada movimento, os quatro primeiros civis a orbitar sozinhos a Terra chegaram no espaço.
O foguete Falcon 9, carregando a cápsula Crew Dragon, decolou por volta das 21h (horário de Brasília), do Kennedy Space Center, na Flórida (EUA)
O foguete reutilizável Falcon 9, carregando a cápsula Crew Dragon, ambos da companhia do bilionário Elon Musk, decolou, com o tempo bom, por volta das 21h (horário de Brasília), como planejado, do Kennedy Space Center, na Flórida (EUA).
A missão é um considerável passo além do que foi feito recentemente na área de turismo espacial. Além da tripulação 100% civil, a Inspiration4 deve fazer história também por questões técnicas. Os voos feitos até o momento por outras iniciativas de turismo espacial duraram pouquíssimo tempo.
Voo orbital
Essas missões, realizadas em julho pela Virgin Galactic, empresa de Richard Branson, e pela Blue Origin, de Jeffrey Bezos, foram voos suborbitais. Nesse tipo de voo, a velocidade não costuma exceder os 4.000 km/h.
A Inspiration4, por sua vez, é um voo orbital, em que a cápsula precisa chegar a velocidades maiores do que 27.000 km/h.
Os quatro civis completarão uma volta ao redor da Terra, a uma velocidade de cerca de 22 vezes a do som, a cada 90 minutos.
A órbita do voo será mais distante do que a da Estação Espacial Internacional e do telescópio Hubble.
O valor desembolsado na missão não foi divulgado.
A veia midiática da Inspiration4, logicamente, esteve presente no lançamento. A missão está sendo acompanhada por uma equipe de documentário da Netflix.