Já estamos no terceiro mês de 2020 e os cenários eleitorais começam a ficarem cada vez mais claros em quase todos os municípios pernambucanos. Muitas opiniões nossas que foram ditas no início de 2019 vão aos poucos se tornando verdade e isso não significa que tenho uma bola de cristal, mas, que converso muito com pessoas que devem ter ou tem uma boa noção do que é política. Em uma dessas opiniões eu disse que a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) chegaria fortíssima no ano eleitoral. Quando postei o cenário eleitoral naquela ocasião foi questionado se não conhecia a realidade da cidade, que era preciso me aprofundar mais.
Bem, e não é que resolvi me aprofundar mais sobre a nossa querida capital do forró. Tive a oportunidade durante este um ano, conhecer e conversar com diversos atores da política caruaruense os quais não tenho dúvida que tem um grande preparo para administrar a cidade a exemplo de Raffiê Dellon e do deputado estadual Delegado Lessa. No menu, duas figuras que já administraram a cidade: O deputado estadual Tony Gel e o deputado estadual José Queiroz. Se fizermos uma pesquisa hoje veremos Tony em uma boa posição, isso graças a última eleição em que foi derrotado por Raquel. Mas o pior cenário é sem dúvidas para José Queiroz: O ex-prefeito que saiu com uma grande aprovação, hoje amarga o quarto lugar nas pesquisas do ano de 2019 e a única registrada em 2020.
Os novatos: Delegado Lessa, Raffiê Dellon e Fernando Rodolfo são os únicos que pontuam (levando o delegado uma grande vantagem) sem nunca terem participado do executivo municipal. Raffiê tem uma boa porcentagem, até mesmo pelo fato de ser o único da listagem que não tem mandato e nem gabinete à disposição. Caso (apenas caso) tenha um segundo turno em Caruaru, a Prefeita deve enfrentar uma dessas novas caras. Isso, para que tenha uma disputa. Pois, se para o segundo turno for José Queiroz ou Tony Gel, Raquel Lyra simplesmente já pode encomendar o traje de posse. Não sei qual é o pior jeito dos dois serem derrotados, se é separados ou juntos (algo de pode acontecer ainda no primeiro turno).
Tanto Lessa, como Raffiê, ou até mesmo Rodolfo, são o fato novo na política de Caruaru. José Queiroz e Tony representam o passado, no qual já deram sua contribuição a cidade. Chamamos isso de roda gigante da política. A cada dia que se passa os cenários só vão confirmando o que eu vinha dizendo em 2019: A Prefeita Raquel Lyra hoje é a favorita para vencer o pleito de 2020 e com grandes chances de liquidar a fatura já no primeiro turno. Uma prefeita que tem 70% de aprovação e ainda tinta de caneta à vontade para trabalhar irá entrar no período eleitoral com uma imensa vantagem. (Silvinho Silva)