Água no joelho: até que ponto é preocupante? Como cuidar?
08/02/2024
Polícia Civil de Pernambuco mantém greve e sindicato vai recorrer da decisão do TJPE
08/02/2024
Água no joelho: até que ponto é preocupante? Como cuidar?
08/02/2024
Polícia Civil de Pernambuco mantém greve e sindicato vai recorrer da decisão do TJPE
08/02/2024

Caboclinhos do Povoado da Melancia (João Alfredo-PE) participam de manhã festiva em Limoeiro

A Escola Estadual Seráfico Ricardo, em Limoeiro, foi palco no dia 06 de fevereiro da aula show dos integrantes do Bloco de Caboclinhos do Povoado da Melancia João Alfredo. O evento contou com a participação entusiasmada de alunos e educadores, como também da gestora do GRE Vale do Capibaribe, Ana Xavier. Na ocasião, antes das apresentações artísticas do grupo, o produtor cultural João Marcelo trouxe para os presentes um pouco do universo da Cultura dos Caboclinhos, breve histórico da agremiação e jornada do Mestre João de Cordeira, como embaixador e divulgador da Cultura pernambucana, pelas regiões do Brasil.

Posteriormente, sob os sons de flautas e tradicional percussão da banda do grupo, foi a vez dos guerreiros mostrarem aos presentes as manobras e dança eletrizante dos caboclos. A iniciativa faz parte do CICLO CARNAVALESCO DE PERNAMBUCO 2024 “Saberes Carnavalescos”, sob o patrocínio da Fundarpe, Empetur, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Lazer, uma brilhante iniciativa inédita do Governo de Pernambuco, em proporcionar que os brincantes compartilhem seus conhecimentos na Rede Pública Estadual de Ensino.

A agremiação, após a apresentação na escola, como forma de agradecimento pela acolhida na cidade de Limoeiro, desfilou de forma espontânea, liderada pelo Mestre João pelas ruas, feiras e praças, contagiando o público que circulava pelas artérias da cidade. Iniciativas como estas valorizam a Cultura Popular e consolida cada vez mais nosso estado como um dos mais ricos na diversidade cultural do país.

O calendário oficial carnavalesco da cidade de João Alfredo começa nesta quinta-feira 08 de fevereiro. Na programação, abertura oficial, cortejo com diversos blocos pelas ruas e show no palco oficial. O Mestre João de Cordeira será um dos homenageados do Carnaval 2024.

Texto/Fotos: João Marcelo 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.