Aposta de Brasília vence prêmio de R$ 36 milhões da Mega-Sena
07/10/2021
Joice Hasselmann deixa o PSL após fusão com o DEM, sua entrada no PSDB será hoje
07/10/2021

Bom Jardim-PE: morre o líder sindical rural José Rodrigues da Silva, aos 81 anos

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (07), em sua residência na cidade do Bom  Jardim-PE, o líder sindical rural e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais deste município José Rodrigues da Silva, aos 81 anos. O corpo de Zé Rodrigues está sendo velado na sede do sindicato, na Rua Israel Fonseca, Centro, e será sepultado a partir das 16hs de hoje, no Cemitério do Bom Jardim. 
Jose Rodrigues da Silva, filho de Maria Júlia do Espírito Santo, nasceu no sítio Melão, em Bom Jardim-PE, no dia 4 de junho de 1940. Era casado com Georgina Delmondes dos Reis e Silva, e pai de três filhos e três netos. Iniciou sua atividade sindical em 1968, como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Bom Jardim-PE, se reelegendo por dois mandatos. Em 1975 assumiu a secretaria geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco – FETAPE, chegando à presidência da entidade em 1978. Também exerceu a representação de juiz classista da Junta de Conciliação e Julgamento da Justiça do Trabalho, durante 6 anos. Foi suplente de senador pelo PSB. Em 2014 foi eleito presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB-PE. A partir de 2018 voltou à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Bom Jardim-PE, até a presente data.
Alguns pronunciamentos acerca do falecimento de Zé Rodrigues:
“Movimento Sindical de luto! Senhor Zé Rodrigues, partistes deixando um legado de lutas e exemplo de bravura e honestidade no movimento sindical. Descanse em paz, guerreiro!”, assim se expressou a vereadora de Bom Jardim e também sindicalista rural Ana Nery de João Pretinho. 
“Pernambuco perde hoje um dos mais importantes líderes sindicais do estado, José Rodrigues. Ex-presidente da Fetape e suplente de senador, Zé saiu de sua Bom Jardim para conquistar o respeito em todo o país, em sua incansável luta em defesa do homem e da mulher do campo. Conheceu sua Georgina em Trindade, constituindo uma bonita família. À ela, seus filhos e aos amigos e admiradores o nosso abraço de pesar. Descansa em paz, Zé.” Disse o ex-prefeito de Moreno, Adílson Gomes Filho.
“Meus Pêsames à toda família do Srº José Rodrigues, Presidente do Sindicato Rural de Bom Jardim – PE! Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do Presidente do Sindicato Rural de Bom Jardim o Srº José Rodrigues hoje. Grande Amigo e defensor das pessoas humildes, trabalhador incansável das lutas sociais, orgulho do povo Bonjardinense. O Srº José Rodrigues viverá para sempre em nossos corações, na nossa lembrança, como exemplo de um grande brasileiro, sindicalista que só pensava em ajudar o próximo. Um verdadeiro guerreiro. Fica para nós, o seu bom exemplo, a sua persistência e luta pela vida! Com nossos corações consternados e cheios de saudade, rogamos ao Pai Todo Poderoso que o acolha em seus braços compassivos… Rogamos ainda a Deus, o consolo a todos os seus familiares. Que o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo preencha o vazio que o falecimento do Srº José Rodrigues e deixa em nossos corações. Descanse em Paz Srº José Rodrigues da Silva!” Do prefeito do Bom Jardim-PE, João Francisco da Silva Neto – Janjão
“O nome de José Rodrigues da Silva ficará escrito na história das lutas dos agricultores de Pernambuco. Cinco vezes presidente da Fetape, ele deixa exemplos de bravura e persistência, mas também de parcerias com o Governo do Estado na implementação de programas importantes como o Chapéu de Palha, Vaca na Corda e a eletrificação rural. Filho de Bom Jardim, José Rodrigues começou cedo na lida, onde enxergou os problemas do homem do campo e soube organizar a luta por melhorias e avanços. Sua morte deixa uma imensa lacuna no movimento. Quero me solidarizar com sua esposa Georgina, demais familiares, amigos e o movimento campesino, neste momento de tristeza e pesar.” Governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
“O sindicalismo rural e os movimentos sociais brasileiros tiveram uma grande perda. José Rodrigues da Silva, histórico presidente da Fetape, se foi hoje. Deixo aqui minha homenagem a ele e minha solidariedade aos familiares e amigos.” Danilo Cabral, deputado federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.