Bolsonaro aceita convite e vai ser presidente de honra do PL

Por: Estado de Minas – O ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), vai ser nomeado presidente de honra do Partido Liberal (PL). O convite foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto.
Bolsonaro filiou-se ao PL em novembro de 2021, com o intuito de disputar as eleições, após um período de dois anos sem partido. O ex-presidente havia sido eleito pelo PSL, mas deixou a sigla ainda no primeiro ano de mandato, por divergências internas.
O cargo de presidente honorário do partido já havia sido ventilado em novembro de 2022. O plano é que Bolsonaro continue como uma figura influente e chegue forte para concorrer à Presidência da República em 2026.
Bolsonaro pode receber um salário equivalente a um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), algo em torno de R$ 39 mil.
O ex-presidente retorna ao Brasil na próxima quinta-feira (30). Ele deve desembarcar em  em Brasília por volta das 7h15. Após um período de quase três meses fora do país, a expectativa é que Bolsonaro assuma um posto de líder da oposição. Bolsonaro deixou o Brasil pouco depois do fim do segundo turno das eleições de 2022, quando foi derrotado por Lula (PT).
A reportagem procurou a assessoria do ex-presidente, mas até o momento não houve retorno.