G1
As projeções confirmam vitória do candidato democrata Joe Biden em Wisconsin, considerado um dos estados cruciais para definir as eleições. O estado tem 10 votos eleitorais em jogo que, segundo dados da AP, já estão garantidos para Biden. Às 16h20 o percentual do democrata era de 49,57% dos votos, contra 48,95% para Donald Trump.
Para garantir a vitória, um candidato precisa obter pelo menos 270 dos 538 dos votos dos delegados que compõem o Colégio Eleitoral. Com a vitória em Wisconsin, Biden chega a 248 delegados. Faltam os resultados de seis estados, dos quais três serão decisivos para definir quem vai ocupar a Casa Branca pelos próximos quatro anos: Pensilvânia, Michigan e Geórgia.
O diretor de campanha de Trump, Bill Stepien, informou que o republicano irá pedir recontagem dos votos no estado de Wisconsin “imediatamente”.
O candidato republicano Donald Trump tem projeção de vitória em 1 dos 4 distritos do Maine, estado no nordeste dos EUA. Além do Maine, há apenas um outro estado, o Nebraska, que divide os votos de seus distritos. Em todos os outros, o candidato que obtém a maioria dos votos populares leva todos os delegados do estado. Neste caso, a projeção é a de que Biden saia vitorioso no voto popular no Maine, mas leve apenas 3 dos 4 colégios eleitorais do estado.
Em post no Instagram, a campanha de Joe Biden considera já possuir dados que apontam para a vitória do candidato democrata. No entanto, a rede social acrescentou um alerta ao post: “Os votos ainda estão sendo contabilizados. O vencedor das eleições presidenciais de 2020 ainda não foi projetado.” A mesma postagem foi feita no Twitter, onde o perfil do candidato retuitou a mensagem feita pelo perfil da campanha.