Os clientes do Banco do Brasil agora podem registrar boletos, fazer comando de instrução e consultas pelo WhatsApp. De forma simples e intuitiva, o BB é a primeira instituição financeira a permitir a emissão de boletos em uma tela de conversas pelo WhatsApp.
Para utilizar a funcionalidade, o cliente acessa o WhatsApp do BB (61) 4004-0001, inicia uma conversa com o especialista PJ, o assistente virtual do BB no aplicativo, digitando “#PJ” e escreve “Preciso registrar um boleto”. Na tela de conversas, serão solicitadas as informações do pagador do boleto (CPF, nome, endereço, complemento) e os detalhes de pagamento (valor, vencimento). Confirmadas as informações, o boleto é gerado e o cliente já pode encaminhar ao pagador.
Além do registro, também é possível realizar consultas, bastando digitar “Preciso consultar um boleto”, e alterar boletos registrados com comandos de instrução “Preciso alterar um boleto”. As duas opções permitem a geração de um PDF para compartilhamento.
“Imagine o pequeno empreendedor, que já usa o WhatsApp para atender clientes e lidar com fornecedores. Ele tem que fazer tudo, está sempre envolvido com seu negócio. Vende, entrega, atende os clientes, lida com sua equipe. Com essa solução via WhatsApp, com pouquíssimos dados, ele conseguirá emitir um boleto e enviar para seus próprios clientes. Ou seja, estamos ajudando nosso cliente PJ a aumentar sua chance de receber pagamentos com uma solução de extrema simplicidade e facilidade, suportada por inteligência artificial.”, conta Pedro Bramont, diretor de negócios digitais do Banco do Brasil.
Assistente PJ
Em 2020, o BB saiu na frente e foi o primeiro banco a oferecer um assistente especializado em pessoa jurídica no WhatsApp. Além das transações da cobrança, o assistente realiza atendimentos sobre crédito, capital de giro, desconto de títulos, desconto de cheques, folha de pagamentos, conta corrente, cartão de crédito, suporte técnico e realiza consultas de saldo, extrato e limite do cartão. (Mário Flávio)