Por Houldine Nascimento, repórter do Blog Magno Martins – A primeira pesquisa do Instituto Opinião (PB), feita com exclusividade para este Blog em 2022, sobre a corrida eleitoral em Pernambuco, também trouxe diversos cenários para o Senado. Dos nomes mais especulados, no conjunto da oposição e no universo governista, o ex-ministro e ex-senador Armando Monteiro Neto (PSDB) é o melhor posicionado. Sua candidatura se viabilizaria caso a pré-candidata tucana ao Governo, Raquel Lyra, tenha que montar uma chapa puro sangue.
Isso porque, com as novas movimentações, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, deve sair candidato a governador pelo PL, e não a senador em sua chapa. O único nome capaz de desbancar Armando é o de Marília Arraes (PT), que aparece na pesquisa em um cenário de empate técnico com o ex-senador.

Quando a petista é testada, lidera com 26,1%. Já Armando Monteiro Neto aparece com 21,2%. Mais atrás, surgem o ministro Gilson Machado Neto (PSC), com 3,9%, o jornalista Magno Martins (sem partido), que tem 2,5%, e Eugênia Lima (PSOL), com 0,8%. Brancos e nulos somam 22,6% e os indecisos são 22,9%.
Quando o nome do PT é a deputada estadual Teresa Leitão, a configuração muda. Armando Monteiro passa à frente com 26,2%, enquanto a petista possui 6,4%. Gilson Machado Neto tem 5%, Magno Martins possui 4% e Eugênia Lima chega a 1,6%. A soma de brancos e nulos vai a 29,4% e os indecisos são 27,4%.
Em um terceiro cenário, com a presença do deputado federal Carlos Veras (PT) – mais cotado para ser o nome da Frente Popular –, Armando também lidera: 26,9%. Gilson pula para a segunda posição, com 4,8%. Veras, por sua vez, tem 4,1% e o jornalista Magno Martins possui 3,8%. Eugênia Lima repete 1,6%. Brancos e nulos chegam a 30,7% e os indecisos vão a 28,1%.


Em uma simulação mais ampla, com a presença de vários nomes, Marília Arraes (PT) lidera, mas em empate técnico com o ex-ministro Armando Monteiro Neto (PSDB). A petista tem 10,1% das intenções de voto, enquanto o tucano surge com 7,1%.