Após pressão, Fabiano Silveira pede demissão do Ministério da Transparência…

fabiano_augusto_martins_silveira_-_geraldo_magela_agencia_senado

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, entregou a carta de demissão ao presidente interino Michel Temer (PMDB) na noite de ontem (30), após conversa com o peemedebista, por telefone, esta tarde. Em pouco menos de 20 dias de governo, este já é o segundo ministro que deixa a gestão Temer.

Silveira foi alvo de protestos de servidores da pasta, que equivale à extinta Controladoria Geral da União (CGU), além de críticas da Transparência Internacional e de partidos da base aliada de Temer, como o PSDB, o DEM e o PPS.

“Pela minha trajetória de integridade no serviço público, não imaginava ser alvo de especulações tão insólitas. Não há em minhas palavras nenhuma oposição aos trabalhos do Ministério Público oou do Judiciário, instituições pelas quais tenho grande respeito”, diz o ministro.

Foram divulgadas, nesse domingo (29), pela TV Globo, conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, em que o ministro aparece criticando a Operação Lava Jato e dando orientações para a defesa de investigados em esquema de desvios de recursos na Petrobras. (Jamildo)