O ex-presidente Lula continua liderando as intenções de voto como eventual candidato do PT à presidência da República nas eleições do próximo ano. Num cenário simulado pelo Instituto Vox Populi, contratado pela CUT para fazer a pesquisa, Lula teria mais votos, hoje, que a soma dos seus hipotéticos adversários (entre 44 e 45%, ante 32 a 35% dos opositores). Já numa simulação de segundo turno, o ex-presidente derrotaria qualquer dos seus adversários. Bateria Aécio Neves por 50% a 17%,Geraldo Alckmin por 51% a 17%, o prefeito João Dória por 53% a 16% e a ex-ministra Marina Silva por 49% a 19%.
Claro que ainda é muito cedo para saber o que acontecerá em 2018 porque se a Lava Jato tirar do páreo Aécio e Alckmin, o PSDB pode lançar mão de Dória, que ainda é desconhecido por parte da maioria dos brasileiros e por isso mesmo pode crescer. Mas a cada pesquisa que se divulga a militância do PT vai se animando. Lula derrotaria qualquer dos seus adversários numa simulação de segundo turno
O mais forte e o mais fraco Lula continua sendo, ao mesmo tempo, o candidato mais forte e o mais fraco à sucessão de Temer em 2018. É o mais forte porque aparece em 1º lugar em todas as pesquisas e ao mesmo tempo o mais fraco devido ao alto índice de rejeição, sobretudo no Sudeste, e ao fato de ser réu em quatro ações penais. Além do mais, ainda corre o risco de ficar inelegível se for condenado com base na Lei da Ficha Limpa. (Inaldo Sampaio)