Aos 61 anos e com quatro hérnias de disco, a aposentada Edna Maria de Sousa Albuquerque é mais que uma motorista do Uber. A “vovó do Uber” vai noite adentro, sem medo de rodar por qualquer canto do Recife pelas madrugadas. Em pouco mais de um ano no aplicativo, já rodou tanto que foi homenageada (com direito a estatuaeta) por ser a motorista 5 estrelas que mais realizou viagens no período da noite, em 2016. “Quando iam anunciar o vencedor do prêmio dessa categoria, as pessoas levantaram e começaram a gritar ‘É da Vovó!’, antes mesmo do apresentador dizer o nome da minha mãe. Foi muito emocionante e enquanto ela subia no palco chorando, eu assistia também chorando da plateia”, conta Perla Cristine de Souza Coutinho, filha de Edna.
Apesar da fama, a Vovó do Uber garante que as “estrelas” são os passageiros. Quem entra em seu carro, além de uma boa conversa, e das tradicionais balinhas, tem acesso a remédios para dor de cabeça e ressaca (boa pedida para as madrugadas) e internet wi-fi.
Sua fama como “Vovó do Uber” começou de forma inesperada. Certo dia, Dona Edna parou para pedir informação a outro motorista Uber sobre uma rua que precisava chegar para buscar um cliente. Ao agradecer pela atenção, Dona Edna, para surpresa do rapaz, contou que também era motorista da mesma empresa.“Nossa, então a senhora é uma Vovó Uber”, exclamou o motorista.