Antônio Moraes busca consenso para eleição da Alepe

Da CBN Recife – Blog de ElielsonUm dos nomes indicados para disputar a Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Antônio Moraes (PP) vem trabalhando diuturnamente para conseguiu fechar um consenso na eleição da Casa. Ele conta com a largada da bancada do seu partido, além de votos que estão em outras legendas. Decano da Casa, a busca pela unidade e a experiência fazem de Antônio Moraes um forte candidato. O que pesa contra ele é justamente o vínculo partidário. Na contramão deste possível consenso, existe um grupo grande de deputados que não quer a interferência do PP no comando da Casa Joaquim Nabuco.
Faltando pouco menos de três meses para o pleito, alguns fatores ainda não foram à mesa. Primeiro e o mais importante: quem tem a predileção do governo eleito? Esse nome, seja quem for, terá a vantagem, pois é início de uma nova gestão. A governadora Raquel Lyra chegará com a força redobrada para sentar com os parlamentares. Por falar nisso, uma reunião está prevista para esta quarta-feira (16) entre a governadora eleita e a bancada estadual.
Por fim, a busca por um consenso de Moraes tem fundamento. Os parlamentares não podem iniciar uma nova Legislatura com um grande racha. Mostrar unidade neste início é mostrar força política, tanto para peitar o Governo do Estado quanto qualquer coisa que possa vir a acontecer.
FORTE CANDIDATO – Outro nome que vem ganhando força nos bastidores para presidir a Alepe é o deputado Álvaro Porto (PSDB). Além de ser um aliado de primeira hora da governadora, Porto vem construindo forte com nomes internos para sanar e até aproximar esse bloco com a tucana.
ESTILO – Pelo perfil da governadora eleita, as discussões sobre a eleição da Mesa Diretora só acontecerão no final de janeiro. O pleito interno está marcado para o dia 1° de fevereiro. A reunião desta semana poderá dar um tom fora da caixinha. Raquel sabe que governar Pernambuco é um missão anos-luz da experiência de Caruaru. Esse gesto de reunir-se com os deputados já é uma sinalização à classe política.