Antônio de Pádua é nomeado superintendente da Polícia Federal em PE

Antônio de Pádua, ex-secretário estadual de Defesa Social, foi nomeado, nesta quinta (19), para o cargo de superintendente da Polícia Federal (PF) em Pernambuco. As informações são do Blog Mário Flávio.
A nomeação foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que também dispensou o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco, Antonio Vital de Moraes Júnior, mas não nomeou um substituto.
As trocas foram oficializadas no Diário Oficial da União.
Antonio de Pádua é formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é delegado de carreira da Polícia Federal. Ele foi secretário de Defesa Social por quatro anos, entre junho de 2017 e junho de 2021, durante a gestão do ex-governador Paulo Câmara (PSB).
Pádua deixou o cargo de secretário após a repressão violenta da Polícia Militar a um protesto pacífico contra o então presidente Jair Bolsonaro (PL), no Recife. Em 29 de maio de 2021, policiais militares atacaram manifestantes, agrediram uma vereadora e atiraram nos olhos de dois homens que sequer participavam do ato e perderam a visão de um dos olhos.
Antonio de Pádua substitui o delegado Daniel Grangeiro de Souza, que assumiu em junho de 2021, no lugar da delegada Carla Patrícia Cintra Barros da Cunha, primeira mulher a chefiar a Polícia Federal em Pernambuco. Neste ano, ela se tornou secretária de Defesa Social do governo de Raquel Lyra (PSDB), mesmo cargo já ocupado por Pádua.
OUTROS ESTADOS
Na Polícia Rodoviária Federal, o nome dos substitutos dos 26 exonerados não foi divulgado. Apenas no Piauí não houve troca.
O novo diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, já tinha sido nomeado no último dia 2, mas as mudanças nas superintendências regionais ainda não tinham sido concretizadas.
Já na Polícia Federal, os novos superintendentes dos 18 estados com trocas foram anunciados: 
Alagoas: Luciana Paiva Barbosa;
Amazonas: Umberto Ramos Rodrigues;
Goiás: Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente;
Maranhão: Sandro Rogério Jansen Castro;
Mato Grosso: Ligia Neves Aziz Lucindo;
Mato Grosso do Sul: Agnaldo Mendonça Alves;
Minas Gerais: Tatiana Alves Torres.
Pará: José Roberto Feres;
Paraíba: Christiane Correa Machado;
Paraná: Rivaldo Venâncio;
Pernambuco: Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti;
Rio de Janeiro: Leandro Almada da Costa;
Rio Grande do Norte: Larissa Freitas Carlos Perdigão;
Rondônia: Larissa Magalhães Nascimento;
Santa Catarina: Aletea Vega Marona Kunde;
São Paulo: Rogério Giampaoli;
Sergipe: Aline Marchesini Pinto;
Tocantins: Reginaldo Donizetti Gallan Batista.
A lista de novos diretores inclui o delegado Leandro Almada da Costa, que já investigou o assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018 e, agora, vai comandar a Polícia Federal no Rio.