A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em seu 14º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento (de 19/03 a 18/06 de 2015), suspendeu novas vendas de 73 planos de saúde de 15 operadoras. A medida vale a partir da próxima quinta-feira (20/08). Para clientes antigos, nada muda. A restrição é apenas para comercializações a partir desta data. Pelo menos três operadoras atuam em Pernambuco: Unimed Rio (com beneficiários herdados da antiga Golden Cross), Odontoprev e Assefaz, dos servidores do Ministério da Fazenda.
A publicação da ANS mostra ainda que, das 15 operadoras com planos suspensos nesta etapa, 11 constavam na lista de suspensão do período anterior. Das quatro que não estavam na última lista, duas terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez. Além de interromper a venda, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.
A medida da ANS pune aquelas empresas com reclamações acima do permitido relativas ao não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e demais queixas de natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura.
Segundo o órgão, “mais de três milhões de beneficiários serão diretamente protegidos, uma vez que as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos consumidores”.
Continua…