Os embaixadores da União Europeia (UE) realizarão uma reunião de crise em Bruxelas na segunda-feira para abordar as restrições de viagens com o Reino Unido, após o surgimento de uma variante do novo coronavírus neste país que pode ser altamente contagiosa.
Vários países europeus (Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Itália e Holanda) anunciaram a suspensão das conexões aéreas e, em alguns casos, das conexões marítimas e ferroviárias com o Reino Unido.
Na maioria dos casos, as medidas entrarão em vigor a partir da meia-noite de domingo e durarão pelo menos um ou dois dias, enquanto a ameaça da nova cepa é avaliada e uma resposta é coordenada.
Uma autoridade da UE disse que os embaixadores que representam os 27 Estados-membros se reunirão na segunda-feira como parte do mecanismo de resposta integrada do bloco às crises políticas, projetado para fornecer uma resposta rápida às crises.
Serão estudadas medidas como proibição de voos e testes de detecção de coronavírus por PCR para viajantes do Reino Unido.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse no sábado que Londres e o sudeste da Inglaterra devem voltar a um confinamento estrito devido à nova variante do vírus, que, segundo ele, pode ser 70% mais contagiosa, de acordo com dados preliminares.
Tanto o primeiro-ministro quanto as autoridades médicas do governo disseram não haver indicação de que essa nova variante é mais mortal ou imune às vacinas que estão começando a ser usadas.