A 2ª secretária da Mesa da Câmara dos Deputados, Marília Arraes (PT-PE), e a 4ª secretária, Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), comemoraram a eleição de três mulheres para a Mesa Diretora para o biênio 2021-2022.
Dos sete membros titulares da Mesa, três serão mulheres. O terceiro nome é a deputada Rose Modesto (PSDB-MS), eleita 3ª secretária. A Mesa Diretora nunca teve tantas mulheres entre seus integrantes. As três foram eleitas hoje.
“O meio político ainda é muito masculino. Aqui nós ainda somos poucas. É histórico a Mesa estar quase com uma paridade. Fico feliz de dividir essa responsabilidade com outras colegas. A gente tem uma primeira mulher negra na Mesa Rosângela Gomes, e isso inspira outras mulheres”, disse Marília Arraes.
Votação expressiva
Rosângela Gomes disse que a eleição consolida o papel da mulher nos Poderes da República. Ela teve a votação mais expressiva entre os membros da Mesa, com 418 votos. Para ela, essa representatividade da mulher negra e periférica é importante.
A deputada acrescentou que espera atender com qualidade os deputados, especialmente aqueles com necessidades especiais, na condução da 4ª Secretaria, responsável pela administração dos apartamentos funcionais da Câmara.
Já o segundo-secretário é responsável pelas relações internacionais da Casa – incluindo a emissão de passaportes para os deputados – e pelos programas de estágio oferecidos pela instituição. O terceiro-secretário, por sua vez, é responsável pela concessão de licença médica e pela autorização de reembolso de despesas com passagens aéreas internacionais.