Argentina diz ter confiança na democracia brasileira…

1314

A Argentina expressou nessa ontem (12) confiança na solidez da democracia do Brasil, seu principal parceiro comercial na região, após o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Para o governo argentino, essa pode ser uma “oportunidade” para refundar o Mercosul.

A reação do governo de Mauricio Macri diante da crise brasileira rendeu críticas dos opositores de esquerda, que viram nas declarações oficiais o que consideram “um reconhecimento ao golpe institucional” contra Dilma.

Dilma foi suspensa de seu cargo por 180 dias nesta quinta-feira (12) por decisão do Senado e será submetida a um julgamento de impeachment por suposta maquiagem das contas públicas.

“Diante dos acontecimentos registrados no Brasil, o governo argentino manifesta que respeita o processo institucional que se está desenvolvendo e acredita que a situação consolidará a solidez da democracia brasileira”, diz o texto divulgado pela chancelaria do país.

O chefe de Gabinete, Marcos Peña, acrescentou que o governo argentino defende “a paz e o diálogo” e admitiu que a Argentina vê com muita preocupação a situação econômica. “O Brasil é nosso vizinho, nosso irmão, nosso aliado estratégico”, ressaltou Peña em declaração à rede de televisão pública. (Folha de Pernambuco)