O bom uso da enxada…

“A natureza do instrumento não indica o uso que dele se deve fazer? A enxada que o jardineiro põe nas mãos do seu ajudante não indica que ele deve cavar? E o que diríeis se o trabalhador, em vez de trabalhar, erguesse a enxada para ferir o seu senhor? Diríeis que isso é horroroso, e que ele deve ser expulso. Pois bem, não se passa o mesmo com aquele que se serve da sua inteligência para destruir, entre os seus irmãos, a ideia da Providência? Não ergue contra o seu Senhor a enxada que lhe foi dada para preparar o terreno? Terá ele direito ao salário prometido, ou merece, pelo contrário, ser expulso do jardim? Pois o será, não o duvideis, e arrastará existências miseráveis e cheias de humilhação, até que se curve diante daquele a quem tudo deve.”

O Evangelho Segundo o Espiritismo o mundo narcisista em que vivemos nos leva na contramão dos ensinamentos do Cristo. Desde pequeno somos estimulados a uma competição desnecessária, os pais ao chegar na maternidade já enchem a boca e falam: Meu filho é o mais lindo; Na escola o mais inteligente; Na família o melhor destaque; E nessa pisada vamos engordando um orgulho. E aqueles portadores de grande inteligência ao invés de usá-la para auxiliar e ajudar os que não a possui, usa para humilhar, esnobar…

Esquecemos da LEI DO RETORNO, mas ela não esquece de nós. Tudo aquilo que plantamos, colheremos de certeza. Usemos as nossas vocações para ajudar nosso irmão, construir um mundo melhor. Nem todo Inteligente é Sábio, mas todo Sábio é Inteligente. Viva a Humildade! Viva a Sabedoria! Viva a Deus e Morra o Diabo! 

Por BENÍZIO FILHO (Duy)