A presidente Dilma Rousseff chamou nesta terça-feira (4) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer a primeira reunião de trabalho sobre o futuro governo. Os dois avaliaram ações para acalmar a base aliada no Congresso e iniciativas para reverter o quadro negativo da economia. A reunião na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência, teve a presença do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil). O encontro sinaliza que Lula terá maior participação no próximo governo, de olho em uma possível candidatura sua em 2018.
Interlocutores de Dilma e de Lula afirmaram que uma das prioridades do novo mandato é montar uma base aliada confiável, já que a presidente terá de aprovar medidas importantes no Congresso para conter o rombo das contas públicas. Lula se preocupa também com a definição do substituto de Guido Mantega (Fazenda). Acha que Dilma deveria definir logo o nome para sinalizar ao mercado mudanças na política econômica.
Um interlocutor do ex-presidente disse que ele não vai indicar ninguém, mas fará sugestões — o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles é um dos favoritos.Além dele, têm a simpatia de Lula o ex-secretário-executivo da Fazenda Nelson Barbosa, e o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco. (Da Folha de S.Paulo – Valdo Cruz e Mariana Haubert)