Faltando 16 dias para o encerramento do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para as filiações partidárias dos candidatos às eleições municipais deste ano, pelo cenário atual, ao que tudo indica, os principais grupos políticos deste município partirão para a disputa isoladamente. Sendo assim, Sebastião Mendes (PSD), Zé Martins (PSB) e Zé Maurício Cavalcanti (PP) encabeçarão as chapas majoritárias, com os respectivos blocos de candidatos à vereança.
Desde a última segunda-feira circulou nesta cidade uma notícia de que Zé Martins, Zé Maurício e 7 dos atuais vereadores que integram a oposição na Casa Dr. Arsênio Meira Vasconcellos fariam uma reunião hoje (19) em local que não seria propagado, a fim de se chegar a um denominador comum em termos de uma possível união. Acontece que a persistência exposta pelas duas lideranças de que um não abriria a cabeça-de-chapa para o outro, levou o ex-deputado estadual Zé Maurício a desmarcar sua participação no encontro e fincar pé por sua pré-candidatura a prefeito. “Temos a nação do pé roxo e razoável número de lideranças; por isso, não nos curvaremos a quem quer que seja. Com determinação e esforços, vamos à luta para alcançarmos uma grande vitória”, disse Zé Maurício a uma correligionária, que repassou a notícia ao blog.
Desta forma, Zé Maurício afirmou que até o dia 4 de abril buscará formar uma chapa competitiva de pré-candidatos a vereador, incluindo os atuais Erivaldo Vieira e Keinho, deixando a escolha do seu companheiro-de-chapa mais para adiante. Neste item poderá haver uma grande novidade. A nível estadual, o ex-deputado conta com o irrestrito apoio dos deputados federal Eduardo da Fonte (PP) e estadual Eriberto Medeiros (PP). No entanto, Maurício terá solicitar exoneração do cargo que ora ocupa na Secretaria da Casa Civil de Pernambuco até 4 meses antes das eleições.
Zé Martins
Por sua vez, Zé Martins afirma que está pronto para embate, com os atuais edis Walque do Celular, Joanna Amélia, Jozivan Guedes, Rosa de Ribeiro Grande e possivelmente André Xavier, além de bom número de outros pré-candidatos ao legislativo. Também deixará a escolha do candidato a vice-prefeito mais para a frente. Martins conta com os apoios dos deputados federal Sebastião Oliveira (PL) e Clodoaldo Magalhães (PSB).
Sebastião Mendes
Do lado da situação, Sebastião Mendes, que já governou João Alfredo em 4 mandatos, assinará sua ficha de filiação ao PSD no próximo dia 28, juntamente com outras lideranças, e já tem sua chapa formada com o atual vice-prefeito Zeca Falcão (PSD) como pré candidato à reeleição. No plano proporcional, o PSD marchará com os atuais vereadores Oim, Adriano Santos, Júnior de Dezim, Leide da Melancia e David Santos, além de vários outros pré-candidatos à Câmara municipal. O atual vereador Alexandre Mendes não disputará a reeleição. Sebastião é apoiado pela atual prefeita Maria Sebastiana (PSD) e pelos deputados federal André de Paula (PSD) e estadual Romário Dias (PSD). (Fotos: arquivo)