Será neste domingo, a partir das 15h, num espaço situado na Rua José Herculano Soares, em frente à Quadra da Escola Jarina Maia, a realização de grande ato de consolidação das pré-candidaturas de Zé Martins, a prefeito, e Adeildo Caboco, a vice-prefeito, respectivamente, ambos nos afãs de tentarem suas reeleições no pleito marcado para o dia 6 de outubro vindouro. No ensejo também haverá filiações partidárias a que interessar se candidatar, de acordo com o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, que vai até o próximo dia 6 de abril.
Recentemente o prefeito Zé Martins confirmou que disputará mais uma vez pelo PSB, mas Caboco ainda não está com filiação certa, podendo concorrer pelo Avante, seu atual partido, ou por outra sigla do âmbito da situação em João Alfredo.
Com a limitação de 12 candidatos,sendo 4 do sexo feminimo, para cada partido na disputa proporcional em João Alfredo, é possível que o grupo político liderando pelo prefeito Zé Martins apresente 4 chapas de candidatos à vereança: PSB, Avante ou MDB, PT/PV e PL. Com 8 vereadores de mandatos, vários suplentes e lideranças, por certo haverá dificuldades na elaboração dos grupos, uma vez que os pré-candidatos buscam as melhores condições para lograrem êxito na peleja eleitoral.
Na eleição majoritária o cenário ao que parece está praticamente polarizado com as pré-candidaturas de Zé Martins (PSB), a reeleição, e Vânia Laura (Podemos), pela oposição. A ex-prefeita Maria Sebastiana (PP), recentemente anunciou a desistência à disputa, alegando problemas em sua saúde. Na oportunidade, Maria que frisou nenhuma das outras candidaturas terá o seu apoio (pessoal), deixando seus correligionários à vontade para votarem em quem quiser.
O blog ainda não foi informado acerca do evento de lançamento de pré-candidaturas e filiações do Podemos em João Alfredo.