Ponto de Vista – O prefeito João Campos (PSB) conquistou uma vitória histórica nas eleições do último domingo (06), registrando o maior percentual de votos da história do Recife. Com 78% dos votos válidos, ele obteve 725.721 votos e foi responsável por mais da metade dos votos do PSB em Pernambuco. No geral, o PSB obteve 1.400.426 votos, o equivalente a 25% do total do Estado. O resultado foi mais do que o dobro do segundo colocado, o PSDB, que obteve 604.917 votos.
Em número de prefeitos eleitos, a disputa foi mais acirrada. O PSB elegeu 31 prefeitos em todo o Estado e o PSDB já obteve a confirmação da vitória em 30 municípios. Este placar ainda pode sofrer alterações tendo em vista que o PSB e PSDB ainda disputam dois municípios. Em Paulista, haverá segundo turno entre Ramos (PSDB) e Junior Matuto (PSB). Já em Joaquim Nabuco, a candidata do PSDB, Márcia Barreto, derrotou nas urnas a postulante do PSB, Jane Veloso, mas a eleição ainda está sub judice, tendo em vista que o registro da candidatura tucana foi indeferido com base na lei da ficha limpa.
Além da disputa entre PSB e PSDB, as frentes governistas e oposicionistas também mediram forças nestas eleições. Os partidos que compõe apenas o Governo Raquel Lyra elegeram 87 prefeitos: PSDB (30), PP (24), PSD (19), Podemos (8), PV (5) e PRD (1). Já os partidos que compõe apenas governo de João Campos no Recife elegeram 81: PSB (31), Republicanos (22), MDB (12), Avante (8), PT (6), PDT (1) e PCdoB (1). Apesar do equilíbrio, a vitória expressiva em grandes colégios eleitorais como Recife, Petrolina, Camaragibe e Garanhuns, consolidaram João Campos e seus aliados, como grandes vitoriosos destas eleições.