As vendas de novas cotas de consórcios cresceram 4,7% no primeiro trimestre deste ano na comparação com igual período de 2016, aponta levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Foram negociadas 532,5 mil unidades de janeiro a março, enquanto nos três primeiros meses do ano passado foram 508,6 mil. Os indicadores positivos, no entanto, não se refletiram no volume de participantes, que caiu de 7,11 milhões para 6,97 milhões no período analisado.
A maior alta foi verificada nos consórcios de serviços, com alta de 86,9%. O setor foi o que mais cresceu, passando de 3,05 mil para 5,7 mil novas cotas. Em números absolutos, no entanto, é o que tem menor peso.
As negociações de consórcios de eletroeletrônicos e outros bens duráveis cresceram 23%, com 3,85 mil cotas comercializadas no primeiro trimestre do ano.
Os consórcios de veículos leves aumentaram 16,1%, alcançando 254,6 mil cotas vendidas no primeiro trimestre deste ano. Este é o setor mais representativos do sistema de consórcios. Também apresentaram alta os setores de imóveis (12%) e veículos pesados (8%).
Continua…