Os dois maiores institutos de pesquisa, Ibope e Datafolha, apontaram um crescimento da campanha de Paulo Câmara, que abriu para nove pontos a sua vantagem sobre Armando Monteiro, além disso, o governador viu sua rejeição diminuir consideravelmente em relação aos levantamentos anteriores.
A medida em que o eleitor foi percebendo os avanços do governo, como a melhor educação do Brasil e a redução da violência pelo oitavo mês seguido, na propaganda eleitoral, ele respondeu positivamente ao PSB, que pecou muito na comunicação durante os três primeiros anos do governo, permitindo que a população ficasse desinformada das ações de Paulo Câmara a frente do Palácio do Campo das Princesas.
Hoje a tendência de crescimento de Paulo Câmara nas pesquisas é nítida e tanto o Ibope quanto o Datafolha já apontam chance de vitória no primeiro turno. O fenômeno em relação a Paulo Câmara repete-se ao que foi Geraldo Julio em 2016, que iniciou empatado tecnicamente com João Paulo em posição de desvantagem e com o desdobramento da propaganda eleitoral, acabou vencendo a disputa no segundo turno, e só houve a segunda etapa porque tinham duas candidaturas com chances de disputa além de Geraldo, porque faltou muito pouco para encerrar o jogo na primeira etapa.
Em 2018 não há uma terceira candidatura com chances de forçar o segundo turno, uma vez que a terceira via não se consolidou nas pesquisas divulgadas até agora, o que fortalece a tese de primeiro turno. Se o governador foi frágil na comunicação durante três anos, o mesmo não se pode dizer na campanha, cujo guia eleitoral tem dado um banho nos adversários e consolidando a cada semana e a cada pesquisa a tendência de uma vitória maiúscula da Frente Popular. (Edmar Lyra)