O Ministério da Saúde (MS) lançou, ontem (10), a campanha de imunização da segunda dose e uma mobilização nacional para incentivar a vacinação contra o HPV. No Brasil, até agosto, 2,5 milhões de meninas de 9 a 11 anos foram protegidas. Isso representa 50,4% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas nessa faixa-etária. No ano passado, 100% tomaram a primeira dose, alcançando 5 milhões de meninas de 11 a 13 anos. Entretanto, só 3 milhões destas meninas procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 60%, sendo que a meta do ministério é vacinar 80% do público-alvo.
A recomendação do MS para ampliar a imunização é a parceria com as escolas. “Ela tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, a vacina é licenciada em mais de 130 países e utilizada como estratégia de saúde pública em mais de 60 países, por meio de programas nacionais de imunização”, afirmou o ministro Arthur Chioro. A cobertura vacinal do HPV no Recife também tem caído. Em 2014, a primeira dose imunizou 100% do público-alvo, mas a segunda, apenas 42,2%.
Já neste ano, a primeira etapa alcançou, em março, 42,4% das meninas de 9 a 11 anos. Agora, a Secretária de Saúde tenta virar o jogo e conseguir conscientizar e sensibilizar os pais da importância da vacina contra o vírus, que é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero. (Folha de Pernambuco)