Uma das mais significativas é que quem tem alergia a ovo pode tomar a vacina, desde que a receba em local adequado e preparado. Deve aguardar 30 minutos para ser liberado(a). Portanto, não há mais limitação para as pessoas com esta condição.
Outra informação importante é que as pessoas com imunossupressão também estão autorizadas a recebe-la. Isso é essencial posto que a gripe nestas pessoas pode ser muito grave.
A faixa etária também foi ampliada. Na rede pública, até o ano passado apenas crianças com 5 anos incompletos poderiam receber a vacina. Neste ano, crianças até 6 anos incompletos podem comparecer aos postos de saúde e tomar a vacina gratuitamente.
A composição da vacina também foi alterada, de acordo com os vírus mais frequentes, neste ano, no hemisfério sul. Estão nesta vacina tríplice os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 (atualizado) e um Influenza B também atualizado. Portanto, a vacina deste ano é diferente da vacina de 2018.
Algumas dúvidas mais comuns:
– Quais as contraindicações para receber a vacina da gripe 2019?Não há. TODAS as pessoas com mais de 6 meses de idade podem recebe-la.
– Quem está com febre pode tomar a vacina? É mais prudente esperar o processo febril terminar e depois receber a vacina.
– Crianças com tosse e sem febre podem receber a vacina? Podem.
– Vacina da gripe dá gripe? NÃO. Impossível. A vacina é feita com um fragmento do vírus e esta “parte” do vírus NÃO causa gripe. Como há muitos vírus respiratórios circulando nesta época, muitas pessoas acham que foi a vacina que deu “gripe”.
– “Tomei a vacina e peguei gripe”: isso é possível? Sim. Mas não pela vacina. Você pode ter pego um outro vírus que não está contemplado na vacina. Lembrando que os vírus escolhidos para compor a vacina são os mais “perigosos”.
– Quanto tempo a vacina leva para fazer efeito? Uns 15 dias.
– Quem pode tomar a vacina gratuitamente na rede pública?Crianças de 6 meses até 6 anos incompletos, idosos (mais de 60 anos), gestantes, puérperas de até 45 dias, portadores de doenças crônicas, professores das redes pública e privada, profissionais de saúde, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
– E quem não está neste grupo? Pode receber na rede privada. A vacina custa de 100 a 200 reais.
Vacinem-se. Proteja você e quem anda perto de você neste mundo. (G1)