Uso do celular no trânsito equivale a 7,2% das infrações no Recife…

download-3

Apenas em abril deste ano, 2.623 motoristas foram flagrados usando o celular ao volante no Recife. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o número representa 7,2% do total de infrações registradas naquele mês, quando houve 36.302 ocorrências. Foi a quinta infração mais cometida no período.

A presidente da companhia, Taciana Ferreira, ressalta a necessidade de o condutor estar sempre atento ao tráfego. “Infelizmente, as pessoas insistem em dirigir e utilizar o celular. A atenção é o principal atributo que a pessoa deve ter ao conduzir um veículo. Ela deve apenas conduzir. Não falar ao telefone, não passar uma mensagem. Tirar a atenção quer dizer aumentar o risco de acidente”, alerta.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro, usar o celular ao volante é uma infração média, que prevê multa de R$ 85 e cinco pontos na carteira de habilitação. De acordo com a presidente do órgão, apesar do número alto de infrações que já foram registradas, há subnotificação.

Continua…

“As pessoas têm o hábito de, ao ver um agente de trânsito lá na frente, soltar o celular. O motorista bota o celular na perna, coloca o celular no viva voz e fica conversando. E tudo isso distrai a atenção. O que a gente mais destaca é o risco de acidentes de trânsito que essas pessoas podem vir a se envolver”, afirma.

Mesmo assim, a CTTU afirma que tem intensificado as ações de fiscalização nos últimos anos, o que, de acordo com a companhia, está ligado à redução no número de mortes no trânsito da cidade desde 2012. Naquele ano, foram 56 vítimas. No ano passado, 39 pessoas morreram em acidentes na capital. (G1-PE)