Urnas eletrônicas são preparadas no TRE…

urna-eletronica-mao

Na reta final do processo eleitoral, as urnas eletrônicas que serão utilizadas na decisão dos pleitos dia 5 de outubro começaram a ser preparadas, ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O procedimento – previsto na resolução 23.399TSE- é chamado de Geração de Mídias, e até o dia 16 deste mês cerca de 40 mil dispositivos magnéticos passarão pelo processo de gravação dos dados eleitorais – informações dos candidatos, eleitores, seções, partidos, zonas eleitorais e municípios.

Esses dispositivos serão inseridos nas 20.376 urnas distribuídas por todo o Estado, das quais 7.956 estarão locadas na Capital. Segunda fase pré-eleição, a inserção dos dados nas máquinas começa dia 20, em Caruaru, e segue para Recife, onde o procedimento será feito entre os dias 25 e 30. Ao todo são 40 servidores do TRE preparando os dispositivos.

O analista judiciário do TRE, Mlexener Romeiro, explicou a importância da etapa de geração de mídias. “Uma zona eleitoral engloba um conjunto de sessões. Cada sessão corresponde a uma urna, e a gente precisa inserir nas urnas eletrônicas quais eleitores podem votar nessas urnas. Caso o eleitor tente votar em uma urna a que ele não pertence, a urna vai informar, o mesário vai digitar o número do título (eleitoral) e vai identificar que ele está na sessão errada. Cada cartão de memória é preparado com os eleitores específicos de cada sessão, além de conter as informações dos candidatos para todos os cargos”, afirmou.

APREENSÕES
A Comissão de Propaganda Eleitoral do Recife já iniciou o trabalho de cooperação com os cartórios eleitorais dos municípios vizinhos. Ontem, no segundo dia de trabalho, uma equipe com 16 pessoas, incluindo oficiais de Justiça e policiais, esteve em Camaragibe e verificou um enorme volume de propaganda eleitoral irregular, principalmente com fixação permanente. No primeiro dia de operação, a equipe foi a Jaboatão dos Guararapes, onde apreendeu mais de 200 itens. (Folha de PE)