Túnel ligando Argentina e Chile será o mais longo da América Latina…

Chile e Argentina estão desenvolvendo aquele que é considerado desde já um dos maiores projetos de integração binacional da América do Sul: o Túnel de Água Negra, que vai ligar os dois países, do porto chileno de Coquimbo à província argentina de San Juan, cruzando a Cordilheira dos Andes.

No momento, 10 consórcios, constituídos por 29 empresas européias e chinesas, disputam a construção do túnel. A licitação deve acontecer no próximo mês de outubro e o vencedor deverá ser anunciado no primeiro trimestre de 2018. O projeto tem custo estimado em US$ 1,5 bilhão (R$ 4,86 bilhões) e terá financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Autoridades chilenas afirmam que a construção do túnel deve levar entre oito e dez anos.

Continua…

A estrada do Paso de Agua Negra é, hoje, a principal ligação rodoviária entre o Chile e a Argentina. Porém, durante o inverno, ela é atingida por fortes nevascas, que a obrigam a ser interditada – como está acontecendo nesse exato período. A construção do túnel visa resolver esse problema.

Está prevista no projeto a construção de dois túneis paralelos, com duas pistas cada, com 14 quilômetros de extensão. Destes, 72% se encontrarão em território argentino; os outros 28%, em território chinelo. Eles contarão com sistema de ventilação, passagens de emergência – tanto para pedestres quanto para carros – medidas antissísmicas e cabines para socorristas. O fluxo previsto é de 2,2 mil veículos por dia, sendo 70% deles de carga.

Este será o sétimo túnel do mundo a unir dois países e o segundo a cruzar a cordilheira dos Andes. O primeiro foi o Túnel Cristo Redentor, que também liga o Chile à Argentina – dos Andes a Mendoza, na regiões centrais dos dois países. Além disso, o Túnel também permitirá uma ligação com Porto Alegre.

“É impensável o crescimento do desenvolvimento regional e uma integração física satisfatória desta parte do Cone Sul latino-americano com tão escassas vias de comunicação de boa qualidade”, afirmou Entidad Binacional Túnel de Agua Negra, responsável pelo projeto, à BBC. (Diário de Pernambuco / Curiosamente)