TSE julga hoje processo de cassação de Júlio Lóssio…

download

Estão na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (5) três processos de cassação contra o prefeito de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, Julio Lossio. Os processos, que estão em última instância, foram movidos pelo PSB local.

Segundo o advogado do PSB, Paulo Santana, nos processos constam denúncia de abuso de poder econômico e político em referência à regularização de imóveis no Loteamento Terras do Sul, em maio de 2012, durante o período eleitoral.

Além de distribuição de computadores a alunos de escolas municipais dentro do período de campanha e alegações de propaganda institucional irregular.

Caso haja derrota, Lossio terá que deixar o cargo e a administração poderá ser assumida pelo deputado federal, Fernando Filho (PSB-PE), que ficou em segundo lugar nas eleições municipais de 2012.

Entenda o caso

Em agosto de 2013, Lossio e Guilherme Coelho tiveram seus mandatos cassados por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Foi apresentado pela defesa do partido socialista um áudio que marcou a sanção da lei, que, segundo o denunciante, tinha intenção eleitoral. Prefeito e vice foram afastados em novembro de 2013.

No dia 20 do mesmo mês, foram diplomados Fernando Filho (PSB) e Gennedy Patriota (PTB) como prefeito e vice de Petrolina. Para ocupar o cargo, Fernando Filho teria que renunciar ao mandato de deputado federal. E quem assumiu o executivo interinamente, até a posse do segundo colocado foi Osório Siqueira, presidente da Câmara de Vereadores.

Julio teve ainda recusado pelo Tribunal Superior Eleitoral o pedido para retornar ao cargo, até o julgamento final do processo. Mas em 22 de novembro, Julio reassumiu a prefeitura através de uma liminar concedida pela ministra Laurita Vaz. (Magno Martins)