O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) reuniu-se, hoje, com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, no Palácio do Planalto para iniciar o governo de transição. “A conversa foi muito proveitosa, objetiva. A transição já começou. […] Todo o fluxo de informações foi conversado também. E a transição será instalada com o objetivo da transparência, do planejamento e de continuidade da prestação de serviços à população”, disse Alckmin. As informações são do portal Poder360.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante, também participaram do encontro. Eles auxiliaram o vice-presidente eleito nesta fase dos trabalhos. Gleisi será responsável pela parte política e Mercadante, pela parte técnica. A conversa durou cerca de 40 minutos. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, general Luiz Eduardo Ramos, também participou do encontro em ficou responsável pela parte operacional pelo lado do governo.
De acordo com Alckmin, foi entregue ao governo a designação de seu nome como coordenador da equipe de Lula. Os petistas também entregaram uma lista com algumas demandas, dentre elas, nomes que serão designados para compor a equipe de transição.
Os trabalhos devem começar de fato na próxima segunda-feira no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. O local é tradicionalmente usado nas fases de troca de governos. Gleisi e Mercadante visitarão o local na sexta-feira. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá vir à Brasília na próxima semana. Ele participará de reuniões sobre a transição e deve reunir-se com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
Questionado sobre se Ramos havia parabenizado o grupo e pela vitória nas eleições, Alckmin afirmou apenas que ele deu os parabéns, desejou um ótimo trabalho e se colocou à disposição.