O Centro de Distribuição de veículos da Toyota em Pernambuco começará a operar já no primeiro trimestre de 2016, nas proximidades do Complexo Industrial Portuário de Suape. O governador Paulo Câmara e o presidente da montadora no Brasil, Koji Kondo, assinaram, nesta quarta-feira, no Palácio do Campo das Princesas, um protocolo de intenções para a realização do empreendimento, que incrementará a economia do Estado em R$ 2 bilhões ao ano.
Serão distribuídos os veículos produzidos no Brasil (Corolla e Etios) e também na Argentina (Hilux e SW4), que têm como destino os concessionários da Toyota em toda a região Nordeste. A vinda da fabricante japonesa reforça a consolidação de polo automotivo de Pernambuco, que já conta com outros centros de distribuição da GM e da Volkswagem, ambos em Suape, além de uma fábrica da Jeep, em Goiana, cuja construção já está sendo finalizada.
Paulo Câmara destacou que Pernambuco, além de uma política econômica estável e um ambiente fiscal atrativo, dispõe de uma geografia privilegiada e da infraestrutura necessária para um empreendimento desse porte. “Essa parceria nos renderá muitos frutos e vai mostra ao País que investir em Pernambuco é um grande negócio. Nosso Estado começou a se diferenciar do Nordeste e do Brasil pela sua capacidade de atrair bons empreendimentos. Apostamos muito nessa fórmula e vamos aperfeiçoá-la para manter nosso ritmo de crescimento”, argumentou.
O empreendimento será a oitava unidade da Toyota no Brasil; somando-se às fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP), aos centros de distribuição de veículos de Guaíba (RS) e Vitória (ES) e ao centro de distribuição de peças de Votorantim (SP). (Magno Martins)