Temer vai esperar definição do impeachment para viajar para China…

9hbecgwnix_a7qq6igv1_file

Diante da demora na votação do impeachment no Senado, o presidente interino Michel Temer optou por adiar a viagem para a cúpula do G20, na China. O evento acontece nos dias 4 e 5 de setembro, mas a viagem até a China dura 27 horas.

Ontem (30), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, anunciou que a votação do julgamento só vai acontecer hoje (31).

A ideia inicial de Temer era viajar nesta terça, quando a votação já poderia estar concluída. Mas desde a semana passada, o presidente interino decidiu deixar a data em aberto. Temer precisa assinar a sentença do julgamento, independente do resultado, assim como a presidente afastada Dilma Rousseff. Só após a assinatura deles é que os efeitos da decisão se tornam válidos. Ou Dilma é reconduzida ao cargo, ou é afastada definitivamente do poder e perde os direitos políticos por oito anos.

Continua…

O Palácio do Planalto evita falar em uma data para a viagem para a China ou o seu possível cancelamento. Só afirma que o presidente interino não vai sair de Brasília enquanto não houver a decisão do impeachment do Senado Federal.

Alguns ministros, no entanto, já estão escalados para a cúpula. Os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), José Serra (Relações Exteriores) e Eliseu Padilha (Casa Civil) devem acompanhar o presidente na comitiva. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) também foi convidado. Já os ministro Blairo Maggi (Agricultura) e Maurício Quintella (Transportes) devem viajar em avião comercial, em viagens organizadas pelos ministérios.

Nesta terça-feira, estão previstos no julgamento do impeachment debates da acusação e da defesa e as falas dos senadores. Acusação e defesa já se manifestaram antes do intervalo do almoço. Agora faltam os senadores.

São 66 os inscritos e o primeiro a falar é o senador Gladson Cameli (PP-AC). Ele votou pela admissibilidade do impeachment. Cada senador tem dez minutos para falar. Esta etapa do processo deve durar, portanto, onze horas. Se começar às 14h30, com intervalo de uma hora para o jantar, a sessão terminará às 2h30. Fonte: R7.com