Depois de enfrentar várias crises relacionadas ao Ministério do Trabalho e ainda assim bancar as indicações do PTB para o comando da pasta, o presidente Michel Temer deve, agora, indicar um substituto para a vaga de Helton Yomura que não seja do partido.
Yomura foi afastado do cargo de ministro por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Registro Espúrio, que apura fraudes na concessão de registros sindicais.
Segundo assessores de Temer, o presidente não vai esperar uma eventual reversão da decisão do STF. Mais cedo, hoje, Temer discutiu com a equipe mais próxima possíveis nomes para o lugar de Yomura.
De acordo com o blog do Valdo Cruz, o presidente já havia sido aconselhado a tirar do PTB o comando do Ministério do Trabalho em outras crises, mas resistia à ideia por avaliar que dependia do apoio do partido no Congresso Nacional.
Agora, até os integrantes do PTB, que sempre brigaram para manter o controle da pasta, já disseram ao Palácio do Planalto que abrem mão do ministério. (Magno Martins)