Em cerimônia no Palácio do Planalto, hoje, o presidente Michel Temer deu posse aos novos ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, e da Saúde, Gilberto Occhi.
Também tomou posse, na mesma solenidade, o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, que era vice-presidente de Habitação do banco. Ele substitui Occhi, que na cota de indicados do PP, foi deslocado do comando da Caixa para o Ministério da Saúde.
Outros ministros ainda deverão deixar suas pastas nesta semana, quando vence o prazo para aqueles que vão disputar as eleições se descompatibilizarem do cargo.
As trocas na equipe ministerial ocorrem em meio à repercussão das prisões de amigos do presidente Michel Temer na operação Skalda, que investiga irregularidades no setor de portos.
Entre os presos estavam o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo. Os dois e outros 8 investigados foram soltos por decisão judicial.
No evento no Palácio do Planalto, o presidente não mencionou as prisões. Em discurso, ele ressaltou que as liberdades individuais devem ser respeitadas no país.
Continua…