Os 30 motoristas cadastrados na Prefeitura Municipal de João Alfredo, considerados taxistas, reuniram-se em assembleia na noite de ontem (20), no plenário da Câmara dos Vereadores, por ocasião da fundação de uma associação, objetivando defender os interesses da classe.
O evento contou com a participação dos vereadores Zeca Falcão (presidente da CMJA), David Santos, Pedro Alves, Dezinho Júnior e Walque Dutra, que se prontificaram a ajudar os motoristas joãoalfredenses no novo empreendimento. Também presentes Jean Silva (presidente do Sindicato dos taxistas de São Lourenço da Mata) e Célio Santos (presidente do Sintraepe).
Inicialmente o motorista Manoel Messias da Silva foi escolhido como presidente da Associação dos Taxistas de João Alfredo e solicitou que o vereador David Santos procedesse a leitura do estatuto da entidade, posteriormente posto em votação e aprovado.
Depois foi facultada a palavra e o taxista Jean Silva, de São Lourenço da Mata, sugeriu que ao invés de associação fosse fundado um sindicato, considerado pelo mesmo com mais representatividade e abrangência. A mesma opinião foi externada pelo sindicalista Celio Santos, recebendo apoio de parte da plateia. Nova consulta foi formulada aos taxistas e a maioria resolveu pela fundação de uma associação.
Recife
Um dos grandes problemas enfrentados atualmente pelos taxistas interioranos é a proibição de entrar na cidade do Recife, conforme determinação daquela municipalidade. De acordo com a Lei Municipal 16.504/99, somente os taxistas do Recife podem apanhar passageiro e circular dentro da cidade, salvo os casos que usuários pegam o táxi em outro município, com destino ao Recife. Porém todo e qualquer táxi identificado que é de outro município, está sendo abordado, multado e apreendido.
Foi enfocando durante o encontro que os taxistas de outros municípios ao entrarem em Recife são perseguidos, humilhados e até, em alguns casos, vítimas de extorsões de pessoas que trabalham no órgão fiscalizador do trânsito na capital pernambucana. Estão proibidos de trafegar em Recife e quando abordam já apreendem os veículos e emitem multa considerada exorbitante. Por esta razão, os motoristas resolveram procurar o apoio da Câmara dos Vereadores, visando minimizar esta problemasituação.
Em sua oração o vereador Zeca Falcão, presidente do legislativo joãoalfredense, colocou a câmara municipal à disposição dos taxistas, objetivando criar a associação classista. “Os taxistas são profissionais desta conceituada categoria que muito colaboram com o progresso e a divulgação do nosso município, e não merecem de forma alguma estar passando por estas dificuldades e até certo ponto por constrangimentos; apenas querem exercer suas funções com dignidade e sustentar suas famílias”, pontuou o vereador.