O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), confirmou em uma declaração nesta quarta-feira que buscará convencer o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a apoiar a reforma tributária, uma das principais agendas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ambos terão um encontro na manhã de quinta-feira.
Freitas pretende apresentar argumentos que o levaram a acreditar na importância da reforma tributária e compartilhar sua visão sobre o assunto. Bolsonaro é conhecido por sua oposição à proposta e chegou a descrevê-la como “um soco no estômago dos mais pobres” em suas redes sociais. Embora o partido de Bolsonaro, o PL, ainda não tenha tomado uma posição definitiva sobre o tema, o presidente indicou que votaria contra a proposta. As informações são do Blog Edmar Lyra.
Uma das abordagens que Freitas deve utilizar é enfatizar que a reforma tributária é resultado dos esforços realizados durante o mandato do ex-presidente. As Propostas de Emenda Constitucional (PECs) 45 e 110, que servem de base para a atual reforma, foram apresentadas em 2019, no primeiro ano do governo anterior.
Após uma reunião com seu partido, o Republicanos, que tomou uma posição favorável à reforma, o governador de São Paulo expressou otimismo em relação à aprovação da proposta, afirmando que vê um caminho promissor à frente.
“Estamos trabalhando agora para resolver as questões de governança do Conselho Federativo. Acredito que seja uma questão simples de resolver e há um compromisso do relator do projeto”, afirmou Freitas. Além disso, o governador mencionou que alguns governadores de oito estados sugeriram uma votação regional e estadual no Conselho Federativo, a fim de evitar favorecimentos desiguais entre as unidades federativas.