Blog Ponto de Vista – A Justiça Eleitoral concedeu três vitórias importantes à candidata a prefeita Véia de Aprígio (PSB), em decisões judiciais contra seu adversário, Cléber Chaparral (União Brasil), na corrida eleitoral. Os processos incluem o direito de resposta e a interrupção de propaganda enganosa veiculada por Chaparral, conforme determinação do juiz Joaquim Francisco Barbosa, da 34ª zona eleitoral.
Nas decisões, o juiz destacou que as peças publicitárias conhecidas como as “fake news da charque” continham “fatos sabidamente falsos” e incluíam “ofensas pessoais tendentes a se enquadrarem em injúria, difamação e calúnia”. O material divulgado por Chaparral foi classificado como calunioso e contrário ao propósito da propaganda eleitoral, que, segundo o magistrado, não deve ser usada para ofensas e ataques pessoais, sob risco de criar “indesejada instabilidade na campanha”.
O juiz ordenou a suspensão imediata da propaganda falsa, estipulando uma multa de R$ 5.320,50 por hora em caso de descumprimento. Além disso, concedeu o direito de resposta à coligação de Véia de Aprígio, a ser veiculado no espaço do horário eleitoral de Cléber Chaparral, com a mesma duração e condições do conteúdo ofensivo divulgado.
Em seu direito de resposta, a coligação Frente Popular de Surubim esclarece a falsidade das declarações e das irregularidades descritas na propaganda do candidato. “Não existe nenhum processo, nenhuma investigação sobre isso. É mentira, e a justiça confirmou! Véia de Aprígio tem uma história limpa e sempre esteve ao lado da educação. Ela trabalhou junto com a prefeita Ana Célia para garantir que a merenda fosse distribuída nas escolas, e foi justamente essa gestão que aumentou consideravelmente os investimentos em educação no município”, aponta a resposta apresentada pela campanha da socialista.