A Paróquia de São Sebastião, em Surubim, estará realizando o Cerco de Jericó a partir deste domingo (21 de julho) na Matriz de São Sebastião. Este evento é conhecido por ser um período de oração intensa e comunitária que se estende por sete dias, com uma programação especial a cada noite.
O padre Hugo Estevão, da Paróquia de São Sebastião, compartilhou a importância deste momento. “O Cerco de Jericó é um momento de oração forte dentro de cada comunidade, de cada paróquia, em que durante sete dias se realiza este momento intenso de oração. Lembramos aquilo que a Sagrada Escritura relata, quando o povo de Israel, junto com Josué, deu voltas ao redor da muralha de Jericó e, após sete dias, as muralhas caíram. Hoje, não existem mais as muralhas de Jericó, mas há tantas outras que impedem nossa vida de chegar até Deus. Este evento vem como um momento de oração para nos fortalecermos na fé”, explicou o padre Hugo.
A programação do Cerco de Jericó será diversificada, com diferentes celebrantes a cada dia e sendo iniciadas pontualmente a partir das 19h. Começa hoje (21) com o padre Eduardo José, de Itaquitinga, rezando pela conversão dos pecadores. Na segunda-feira (22), tem o padre João Firmo, recém-ordenado e filho da paróquia de São Sebastião. Na terça-feira (23), o padre Wellington Maciel, de Limoeiro, será o celebrante. Na quarta-feira (24), a celebração é dedicada à juventude, trazendo como celebrante o padre Álvaro Benício, de Casinhas.
O evento continua na quinta-feira (25) com o padre Pedro, que tradicionalmente participa, rezando por todas as famílias. Na sexta-feira (26), será a vez do padre Cristiano, de Passira. O encerramento no sábado (27) será conduzido pelo padre Diego Roberto, de Carpina. “Todas as noites, além dos padres, teremos ministérios daqui da Paróquia e ministérios de outras Paróquias”, acrescentou o padre Hugo.
TEMA
Este ano o tema do Cerco de Jericó é “Se eu tenho a ti, tenho tudo!”. Durante todo o evento, haverá exposição do Santíssimo Sacramento 24 horas por dia, permitindo momentos de adoração contínua. “Grupos estarão na igreja rezando durante toda a madrugada e o dia. As celebrações começam sempre às 19h, com a intenção de finalizar por volta das 22h para garantir a segurança de todos”, informou o padre.
As atividades também incluem gestos concretos de caridade. “Todas as noites incentivamos os fiéis a trazerem doações para ajudar os mais necessitados. Além disso, estamos vendendo camisas do Cerco de Jericó a R$ 30,00, disponíveis na secretaria da Paróquia”, disse o padre Hugo.
O Cerco de Jericó também será realizado nas comunidades. “Além do cerco na Matriz, teremos o Cerco de Jericó na comunidade do Jucá Ferrado, começando em 28 de julho até 3 de agosto, e em outubro na comunidade de Lagoa da Vaca. Esta iniciativa foi muito positiva no ano passado, com grande participação dos fiéis”, comentou.
A expectativa é de um grande evento, reforçando a tradição do Cerco de Jericó na paróquia. “Este cerco já é uma realidade forte em nossa comunidade, fortalecendo nossa fé. Convido a todos a participarem e vivenciarem este momento de profunda espiritualidade e bênçãos. Que todas as muralhas caiam diante de nossa perseverança em Deus”, finalizou o padre Hugo.
TRANSMISSÃO AO VIVO NAS REDES SOCIAIS
A equipe de comunicação da paróquia está empenhada na divulgação e na transmissão do evento pelas redes sociais, garantindo que todos possam acompanhar e participar, mesmo à distância. Quem não tiver condições de comparecer à Matriz de São Sebastião pode acompanhar as transmissões que estarão sendo exibidas nos seguintes canais:
https://www.instagram.com/paroquiasaosebastiaosurubim_/
https://www.facebook.com/SaoSebastiaodeSurubim
YOUTUBE