Em menos de 24 horas três pessoas morreram vítimas de acidentes que aconteceram na PE-106, que liga Surubim a Vertente do Lério. A primeira ocorrência foi registrada por volta das 14h, de domingo (29), na comunidade de Lério de Baixo, na zona rural. O padre da área pastoral de Vertente do Lério, José Sebastião Costa, dirigia um Fox que colidiu com uma motocicleta. O condutor da moto, Luiz Sales Batista, morador do Sítio Trapiá, área rural daquele município, foi socorrido para o Hospital da Restauração (HR), em Recife e faleceu na manhã de ontem (30). O padre e o outro passageiro do veículo não se feriram.
O segundo acidente ocorreu por volta das 9h, de ontem (30), na localidade de Lagoa do Choro, também zona rural, perto do parque de vaquejada Manduri Park Show. Dois carros, um Fox e um Voyage bateram de frente. O motorista do Fox era o idoso José Henrique da Silva, de 79 anos, proprietário do Hotel Havaí, localizado na PE-90, próximo ao Grupamento do Corpo de Bombeiros de Surubim. Segundo os socorristas que fizeram o atendimento, ele não usava cinto de segurança e morreu no local do acidente. O carro estava com sacos e latas de cimento. O outro ocupante do veículo, identificado apenas por “Adeilson”, ficou ferido e foi levado para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. De acordo com testemunhas, o idoso perdeu o controle da direção e o carro invadiu a pista contrária provocando a batida.
Também morreu no acidente, a professora Josefa Valdeci Santos de Souza, de 48 anos. Ela viajava no banco traseiro do Voyage e teve traumatismo craniano com perda de massa encefálica. Mais três pessoas estavam no veículo que era utilizado como táxi e ficaram feridas, entre elas o motorista do carro identificado apenas por José Antônio, que ficou preso nas ferragens. José Antônio é diácono da Assembléia de Deus, do distrito do Tambor, em Vertente do Lério. A professora era cunhada dele. Outra vítima, uma mulher de 50 anos, identificada por Josefa Lima, foi transferida para o Hospital da Restauração, no Recife, em um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em estado grave, com uma fratura exposta na perna esquerda e suspeita de trauma na bacia. Uma terceira mulher, conhecida por Raquel, que estava ao lado do motorista, sofreu um corte na testa. O socorro foi realizado por equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu.
A professora e o motoqueiro que morreu no acidente envolvendo o padre, moravam no município de Vertente do Lério. O prefeito da cidade, Renato Sales (MDB), decretou luto oficial de três dias e cancelou a festa de Reveillon, que teria como atrações a Banda Sedutora, Fabinho Forró Moral, Robson & Rafaella e o cantor Ranny Matos.