Subiu para 13 o número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. As informações são de plataforma do Ministério da Saúde que monitora dados da doença. Até a manhã de ontem (6), eram 9 casos. Entre os casos confirmados, 10 estão em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um na Bahia e outro no Espírito Santo.
Nesta quinta (5), o Ministério da Saúde confirmou os dois primeiros registros de transmissão local, em que a infecção ocorreu em pacientes se histórico de viagens a outros países. Os dois casos ocorreram em São Paulo e são de pessoas que tiveram contato com o primeiro paciente com diagnóstico confirmado para a doença covid-19 no país, um empresário de 61 anos que viajou para Itália e apresentou sintomas no Brasil.
De acordo com o ministério, como os casos estão ligados entre si, ainda não se pode dizer que há uma transmissão sustentada ou comunitária no país, mas sim apenas uma transmissão local. “É como se eu tivesse falando de uma transmissão restrita”, disse o secretário de vigilância em saúde, Wanderson Oliveira.
Balanço do Ministério da Saúde também mostra que subiu para 768 o número de casos possíveis do novo coronavírus ainda em investigação. Entram nessa lista os casos de pacientes que apresentaram febre e outros sintomas respiratórios e que possuem histórico de viagens recentes a 31 países. Outros 480 casos já foram descartados após exames.