O sistema da Receita Federal foi invadido por crackers que prejudicaram o andamento técnico do site. Os invasores usaram o tipo de ataque conhecido como “ataque robô”. A ação prejudicou principalmente aqueles que precisaram emitir Cadastro Geral de Pessoa Jurídica (CNPJ). A situação deve ser normalizada somente nesta segunda-feira (22).
Em razão de uma instabilidade nos sistemas de informática da Receita Federal, as prefeituras também não podem emitir alvarás comerciais e o CNPJ desde a última segunda-feira (15). Isto ocorre devido à sincronização do cadastro entre a Receita e a Prefeitura. Com a paralisação do sistema, não é possível a transmissão do Documento Básico de Entrada (DBE), necessário para a emissão dos documentos.
Segundo informou a Receita, todos os sistemas já ficaram instáveis ou inoperantes na segunda-feira por causa do lançamento de uma nova versão do CNPJ, que em breve trará novidades à Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim).
“Ataques do tipo “robô” ao sistema também foram registrados e interromperam o serviço em todo o país”, informou a entidade. A Receita informou que já tomou as medidas necessárias para resolução do problema o mais breve possível, porém não estimou um prazo para que isso ocorra. (Com informações da UOL)